Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

As Novelas de Manoel Carlos

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Manoel Carlos é um dos mais famosos escritores da Televisão brasileira, sendo autor de diversas Novelas de muito sucesso no passado. É muito comum termos diversas Novelas dele sendo reprisadas, continuando com muito sucesso. Aqui no Blog já falamos sobre a clássica "Por Amor", um grande sucesso dos anos noventa. Em 1978 ele escreveu sua primeira grande Novela, chamada "Maria, Maria". A partir de então suas Novelas ganharam uma identidade, e todos sabem identificar facilmente cada uma de suas tramas. "História de amor", "Laços de família" e "Mulheres apaixonadas" são exemplos da qualidade do Maneco em escrever tramas bem montadas e interessantes. A última trama escrita por ele foi em 2014, "Em família". Desde então, o autor segue contratado da Globo, mesmo sem escrever nada novo. Neste texto quero mostrar o que todas as Novelas de Manoel Carlos possuem em comum.


A Protagonista Helena- Em todas as Novelas escritas por Manoel Carlos iremos encontrar esse ponto em comum. Sempre temos uma Helena como a protagonista de suas tramas. Helena é sempre uma mulher forte, amorosa e cheia de conflitos em seus relacionamentos. Regina Duarte já foi Helena por diversas vezes. Além dela tivemos nomes icônicos como Vera Fischer em "Laços de família" e Cristiane Torloni em "Mulheres apaixonadas". A primeira atriz negra a ser Helena foi Tais Araújo em "Viver a vida". A primeira atriz a ser helena foi Lilian Lemmertz, e a última a sua filha Julia Lemmertz.

O Bairro do Leblon- Outra característica das Novelas do Maneco é o local onde suas histórias são ambientadas. Falo aqui do nobre bairro carioca do Leblon, mostrando a parte rica do Rio de Janeiro. Apesar de ser o oposto da maioria dos brasileiros, o Leblon sempre trouxe fascínio nas pessoas, que sempre gostaram de ver a vida dessas pessoas. O Leblon nos mostra o belo calçadão, suas praias, aqueles Taxis rodando dentro do Bairro e prédios típicos do local. Com o passar dos anos o Leblon foi ganhando ainda mais essa mística de nobreza, muito por conta dos roteiros de Manoel Carlos.

Bossa Nova- Este estilo de música é o que da ritmo para as tramas de Manoel Carlos. Diversas aberturas de suas Novelas eram Bossa nova, novamente trazendo identidade carioca para suas histórias. Em "Mulheres apaixonadas" teve até um núcleo musical, que tocava tanto Bossa nova como também Jazz. Cenas famosas no calçadão eram embaladas por este estilo de música em diversas de suas Novelas. Foi desta maneira que ouvi pela primeira vez as músicas de Tom Jobim.

Conflitos familiares- Cada autor de Novela traz o seu estilo em suas tramas. Alguns gostam de contar histórias do interior, outros preferem escrever sobre cultura nordestina e até mesmo existem Novelas de época. Mas o Maneco prefere trazer os dramas e conflitos familiares em seu roteiro. Geralmente vemos a protagonista envolvida em romances enquanto passa por conflitos na família, como por exemplo em "Laços de família", onde Vera Fischer teve que disputar com a filha o amor de Edu. Em Por amor vimos o drama da troca de bebes entre mãe e filha, entre outras dramas em cada Novela.

A Matriarca rica- Sim, nas Novelas de Manoel Carlos sempre veremos este tipo de personagem. Uma mulher rica, que lidera um dos núcleos mais importantes da trama. Em "Por amor" temos Suzana Vieira, que repete um papel parecido em "Mulheres apaixonadas". Em "Laços de família" foi a vez de Marieta Severo assumir este papel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA