Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Por quê estudar História?

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Me lembro que desde os tempos da Escola gostava muito de História. Foi sim uma das matérias que mais me trouxe prazer de aprender. Lembro de ouvir sobre os Astecas, Maias e Incas com 11 anos. Aprender sobre essas civilizações acabou sendo o pontapé inicial para ler mais sobre diversos outros fatos históricos. Com 13 anos a minha expectativa era aprender sobre a Segunda Guerra mundial. Infelizmente não foi em todos os anos escolares que aprendi coisas relevantes, já que houve anos onde tive professores ruins de História, o que foi uma pena. Acontece que não precisamos aguardar uma aula ou fazer uma Faculdade para saber o que já rolou neste mundo. A Internet nos facilitou muito, já que temos acesso a qualquer informação histórica. Sendo assim, começamos hoje no Blog uma Coluna dedicada apenas a fatos históricos. Mas a grande pergunta é, por quê aprender sobre o que já aconteceu?


Para não cometermos os erros do passado- Não tem jeito, muitos erros são cometidos ao longo dos anos simplesmente por não consultarmos aquilo que já aconteceu antes. O ser humano já errou bastante ao longo dos anos, e assim esses fatos servem como Bussola para não cometermos os mesmos erros. A humanidade já passou por Guerras, injustiças e situações vergonhosas. Em todas elas é possível observamos os motivos que nos levaram a isso, e assim temos a chance de termos ações corretas. Quando eu sei sobre o passado consigo ter um caminho mais aberto para o futuro, não tropeçando nos mesmos erros dos nossos antecessores.

É uma fonte de experiências coletivas- O ser humano não foi criado para viver sozinho, mas em grupo, em equipe. Quando estudamos História acabamos vendo claramente esses registros e experiências vividas pela humanidade. Como enfrentamos as épocas de epidemia? Como reagimos nos tempos de Guerra? Qual foi a nossa postura em tempos de conquistas? Pois é, só temos essas respostas ao simplesmente lermos sobre tais assuntos. São arquivos que nos mostram a humanidade vivendo e respondendo as mais variadas situações.

Uma fonte de inspiração- Quem nunca passou por um momento difícil e se inspirou em algum personagem histórico? Isso é muito normal de acontecer, já que os grandes feitos de homens e mulheres do passado marcaram uma época ou momento da humanidade. Histórias como a de Mandela, Martin Luther King Jr. e tantos outros nos inspiram a lutar, a seguir em frente e sermos relevantes. Temos um desejo de deixarmos uma marca em nossa geração, e isso é muito fruto daqueles que vieram antes, pois o ser humano possui esse desejo de nunca ser esquecido.

Conhecer personagens históricos- Esse é uma continuação do tópico anterior, pois não basta apenas se inspirar, é necessário conhecer quem é quem na História. Imagine só ler sobre Biografias de grandes pessoas. Existe muita coisa que você não sabe, muitas pessoas que nunca ouviu falar. Mas quando começamos a estudar acabamos nos surpreendendo com personagens fantásticos. É muito legal saber a história de grandes navegadores, reformadores cristãos e tantos outros.

Para não ser enganado- Pessoas são enganadas quando não possuem conhecimento sobre um determinado assunto. Aquele que possui a informação possui também o resultado final. Se você não sabe sobre Carros poderá ser enganado por um Mecânico, assim como aqueles que não sabem sobre História acabam sendo enganados, chegando a ser assim uma fonte de Fake News. A informação e conhecimento está na sua frente, basta apenas estudar. Se você não estudar acabara sendo escravo da informação que é passada pelos outros, estando certa ou não.

Para poder transmitir ensino e informação- Não podemos ser ingênuos. Você só poderá dar aula em uma Escola se formando em uma Faculdade. Acontece que isso não pode limitar você. Quando se estuda História você acaba ficando mais culto, e em uma rede de amigos pode ensinar vários fatos importantes. Não sei você, mas amo ensinar pessoas. Agora imagine só você ajudando pessoas a saber mais sobre a história da humanidade. É muito gratificante transmitir conhecimento. Depois dessa ação tenha certeza, você irá querer aprender mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA