Uma das histórias mais emocionantes e cheia de conteúdo sem dúvidas é sobre a história do Japão. Em "Shogum" temos todo o contexto histórico do país sendo apresentada, em uma época em que o Japão era muito fechado, tendo muitos problemas em se abrir e confiar em quem vinha de fora. Algo parecido foi apresentado no filme "O último samurai", protagonizado por Tom Cruise. Se na trama do filme víamos um Japão que havia banido a espada, aqui em "Shogum" temos ainda o feudalismo japonês muito forte. Toda ambientalização e fotografia da série é sensacional, fazendo da produção um dos melhores seriados do ano. O elenco também é muito bom, com o ator Hiroyuki Sanada protagonizando a trama. Além disso, os diálogos são realizados em duas línguas, o inglês e o japonês.
Shõgum, a gloriosa saga do Japão
sexta-feira, 5 de julho de 2024
Tudo começa quando um navio de ingleses, comando por John, acaba chegando no Japão. Iludido, o capitão achava que iria dominar o país desconhecido, mas ficou surpreendido ao ver a grandeza e a complexidade politica do Japão. O inglês acaba sendo os nossos olhos, e com ele vamos conhecendo a cultura e o contexto politico do país nipônico. Na verdade, o Shogum acabou sendo morto e agora o governo do Japão esta dividido entre três pessoas, entre eles o inteligente e estrategista Toranaga. É ele quem acaba tendo posse de John, e o usa para seus próprios interesses, apesar de sempre deixar a possiblidade de matar o capitão estrangeiro. Um outro personagem interessante é o samurai Yabushige, que apesar de servir Toranaga, também tem ambições grandes de crescer no escalão de comando. John acaba não entendendo a língua japonesa, mas acaba por apreender na marra, para poder sobreviver e tentar manipular pessoas. Para ajudá-lo, a jovem Mariko vira sua tradutora, com os dois tendo um romance durante a trama.
No contexto histórico, vemos os portugueses já residentes no Japão, usando como sempre fizeram para conquistar os povos, tentar influencia-los através da religião. John acaba sendo ruim para os portugueses, pois ele começa a revelar para Toranaga as intenções de Portugal. A briga pelo título de Shogum acaba sendo sangrento, e Mariko se vê em meio a tido isso, pois foi o seu pai quem matou o antigo Shogum. O roteiro não nos poupa de nada, tendo um ponto alto quando John ensina os japoneses a usarem bazucas para bombardeio, gerando a morte sangrenta de muitas pessoas. Os desafios naturais do país também são mostrados, como por exemplo o fato de terremotos abalarem os planos de Toranaga avançar com seus planos. Mariko acaba morrendo em uma missão orquestrada por Toranaga, deixando John cada vez mais manipulado pelo protagonista japonês. Por fim, John, que antes queria sair do Japão, decide ficar no país, com a promessa de ver seu navio reconstruído. No diálogo final, antes de Toranaga matar Yabushige, tudo é revelado. Na verdade Toranaga sempre este conduzindo tudo, e foi ele quem destruiu o navio de John, e assim sempre o fará, para manter o inglês no país e no seu comando. Assim vemos toda a complexidade e cultura japonesa através desse ótimo seriado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário