Quando falamos de um livro de Nicholas Sparks, logo vamos falar de um romance que vai arrancar lágrimas dos seus leitores, já que o autor gosta de criar amores que tocam em nossa alma a ponto de nos apegarmos aos personagens. Mas isso não significa que tudo irá ficar bem no final. Essa é a proposta apresentada em "Um amor para recordar", livro que foi um sucesso de vendas ao ponto de se tornar um filme que trouxe a atriz Mandy Moore como protagonista de um dos grandes sucessos do cinema romântico do fim dos anos noventa com o início do novo século. A primeira frase da história é dita pelo protagonista Landon, que diz que contara a sua história de amor, onde iremos sorrir, mas no final iremos chorar.
Percebemos que o livro tem a narração de Landon, que está com 57 anos, mas conta sobre um amor que viveu quando tinha 17 e era um adolescente rebelde sem causa, que era de uma família tradicional, mas com um pai ausente. Na escola ele era a pessoa que fazia bullyng com outros alunos e era popular. Tudo muda quando ele conhece uma garota que muitos acham esquisita, chamada Jamie, filha de um pastor local. A garota é dedicada aos estudos e é completamente o oposto de Landon. Uma peça de teatro acaba juntando os dois, e quando chega o dia do baile escolar, Landon se vê sem opção, e acaba chamando Jamie para a festa. Aqui temos mais um diálogo muito bom, quando a garota apenas lhe da uma condição, de que ele não se apaixone por ela. Parece que isso seria impossível, pois o jovem popular não iria se relacionar com a menina esquisita. No baile, Landon tenta fazer com que ninguém perceba que estão juntos, mas esse é o início de um relacionamento de amor entre os dois.
Quando Landon começa a se aproximar de Jamie, a sua vida muda completamente, pois toda a sua cultura de vida é afetado. Vemos diálogos a respeito de fé, maturidade e propósito de vida, que vai levando Landon a ter os seus conceitos transformados pela garota. Com o desenrolar da trama, Landon acaba se apaixonando por Jamie, mesmo com seus trejeitos e modo de se vestir diferente das garotas. É então que temos o primeiro choque, quando é revelado que Jamie possui leucemia e está com os dias contados. A partir de então, Landon busca realizar os sonhos da garota, onde um deles é se casar na mesma igreja que ela participa, com a cerimônia sendo realizada pelo seu pai. O maior milagre de todos acaba sendo a redenção de Landon, que era algo que Jamie mais desejava, pois ele estava indo por um caminho sem rumo. A história desse livro é baseada em um fato real, já que a irmã de Sparks acabou passando pela mesma situação da protagonista. "Um amor para recordar" é o melhor livro de Nicholas Sparks, sendo profundo, tocando e despedaçando os corações apaixonados, que torciam fortemente pelo casal principal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário