Sempre tive muito preconceito com as franquias de filme do "Godzilla", mesmo tendo assistido apenas a versão americana, que acaba não ser tão ruim, mas não iria conseguir ficar assistindo diversos filmes envolvendo um monstro gigante. Nunca entendi o tamanho da fama do monstro japonês gigante, pois não compreendia como um monstro que não fala poderia ser um protagonista. Pois bem, isso mudou quando assisti "Godzilla Minus One", pois a trama não é centrada no monstro, ao mostrar a vida daqueles que precisam lidar com esse problema. Além disso, todo o contexto histórico envolvendo o Japão e a época da segunda guerra ajuda a me conectar com o roteiro apresentado.
A trama se passa no fim da segunda guerra mundial, quando o povo japonês sofreu após duas bombas nucleares ter sido lançada em cima da nação japonesa. Não bastasse os problemas do pós guerra, o Japão teria que lidar com um monstro gigante que vem do mar e destrói tudo aquilo que vê. O protagonista do filme se chama Kõichi, que era um piloto kamikaze, que acabou sobrevivendo, se sentindo culpado por não ter ajudado na guerra e ver outros amigos mortos ao aceitarem o seu destino, enquanto ele se enxergava como um covarde. Além disso, Kõichi viu o Godzilla atacar uma ilha e quando teve a chance de atirar nele, não conseguiu, vendo a ilha ser destruída pelo monstro. Tempos depois, Kõichi chega na cidade e acaba por proteger uma bebê e sua mãe, chamada Noriko. Os dois passam a viver juntos, mas o Godzilla ameaça atacar a grande cidade. Em cada cena que o monstro aparece, também sentimos o perigo dele e a urgência de fuga. Isso acontece por conta da ótima direção de Takashi Yamazaki, que traz uma fotografia excelente em sua obra.
A cidade se une para tentar combater Godzilla, que ataca de forma feroz destruindo tudo, e mesmo quando uma bomba nuclear o atinge, Godzilla continua vivo. Com a explosão, Noriko é dada como morta, mas ao fim do filme, percebemos que ela conseguiu sobreviver, ainda sem sabermos como isso aconteceu. Kenji é um cientista que consegue uma estratégia para conseguir matar Godzilla. Kõich aceita a missão de pilotar um avião mais uma vez para atacar o monstro em alto mar. Após muita luta e perseverança, eles conseguem afundar Godzilla no mar e todos comemoram a vitória, principalmente Kõichi, que se livra do peso do passado. O filme termina com Godzilla mesmo no fundo do mar, abrindo os olhos, mostrando que teremos uma continuação. É incrível como os japoneses conseguiram transmitir tantas mensagens importantes em meio a um contexto de sofrimento e guerra, passando a mensagem que o Japão consegue se levantar após grandes quedas em sua história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário