Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Recado de Primavera, crônicas de Rubem Braga

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Rubem Braga é considerado como um dos melhores cronistas brasileiros, sempre buscando falar sobre coisas do cotidiano, com o escritor trazendo uma ótima visão das coisas do dia a dia. Neste livro, é reunido diversas crônicas do escritor em um único volume. O material que compõe essa obra, foi publicada em sua maioria na revista nacional e no Correio do povo. Rubem Braga passeia por muitos assuntos, com o teor de seus escritos se passarem na cidade do Rio de janeiro. As crônicas percorrem décadas passadas de um Brasil diferente de hoje. Estamos falando sobre crônicas escritas nos anos sessenta e setenta, onde podemos embarcar em uma viagem ao passado com Rubem Braga.


Muitas crônica compõem esse livro, então vou citar algumas das que achei como as mais interessantes. "Estrelas que amamos" fala sobre aquele paixão platônica que temos por famosos. Ele não sabem que existimos, mas criamos todo um sentimento por eles. Em "Clamo e reclamo e fico" vemos o cronista reclamando da sujeira do Rio de janeiro, assim como dos assaltantes que fica na praia. Interessante é que essa crônica foi escrita em 1983, e já nesse ano já havia problemas de violência e assaltos na cidade maravilhosa. "Poblemas" é escrito assim mesmo, de maneira incorreta. é uma crônica curta, de uma pagina falando sobre a pronuncia baiana. De forma inteligente, Rubem Braga termina dizendo que quando um problema se torna um poblema, fica mais fácil de resolver. Podemos perceber nos escrito de Braga um tom jornalístico também, já que ele também trabalhou por um tempo nessa função. É inegável o talento do escritor para condensar suas histórias com a realidade.

Uma outra crônica interessante se chama "Fogueirinha", mostrando um homem velho fazendo fogo, dizendo que essa é a sua companhia. "Lembrança de Tenerá" traz o escritor falando sobre uma cidadezinha pequena. Uma das melhores crônicas é "Envelhecer", que é muito tocante e emotiva. O escritor fala que a infância não volta, mas não se vai. As vezes temos comportamentos da época de criança, mesmo já velhos. "Passarinho não se empresta" é muito engraçada, pois conta sobre quando ele emprestou o bicho, mas a esposa do amigo não queria mais devolver o passarinho, preferindo dar o marido e não o pássaro. Outra crônica engraçada se chama "A praia", que fala de um homem endividado, que sempre que via o devedor pulava no mar. Rubem Braga faz uma homenagem ao seu amigo Vinicius de Moraes, que havia falecido. A homenagem esta em "Recado de Primavera", ao dizer que essa época do ano não terá mais o seu amigo em vida. Essa reunião de crônicas foi um dos últimos que Rubem Braga publicou em vida, e é ótimo para conhecer mais sobre um dos melhores escritores que o Brasil já produziu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA