Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Círculo de fogo

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Um estilo de animes e produções japonesas muito comuns são as relacionadas a robô gigantes e mechas, como por exemplo aqueles que vemos em "Evangelion" e "Gundam". Sempre quis ver um filme que pudesse reproduzir o mínimo desse ambiente das animações. Isso aconteceu através de "Círculo de fogo", que é uma produção que traz esse contexto de robô gigantes lutando contra monstros. Todo visual do filme é sensacional e os robôs também são excelentes. Quem assina a produção é o diretor Guilherme Del Toro, que com certeza se inspirou tanto em animes como também nos live action japoneses, como por exemplo Changeman, Flashman e tantos outros Super Sentais. Lançado em 2013, "Circulo de fogo" tem como protagonistas os atores Charlie Day e Charlie Hunnan, além de Idris Elba marcando presença.


O roteiro nos traz o planeta Terra sendo atacado por monstros gigantes, que ganham o nome de Kaijus. Para combater essa terrível ameaça uma tropa de robôs gigantes é criadas, e os seus pilotos são os Jaegers, que são os que comandam os mechas para caçar os Kaijus. O enredo então fica concentrado nessa batalha entre os humanos e seus robôs tendo que enfrentar os Kaijus. Algo que gosto muito são as cenas onde os robôs são mostrados sempre mostrado a grandeza deles, além de todos os detalhes mecânicos e técnicos estarem muito bem visualizado. Não tem como assistir "Círculo de fogo" sem nos lembrarmos de "Evangelion", até porque o tema de fim de mundo e combate pela salvação da humanidade é muito semelhante. A única coisa que não gosto é o fato dos robôs serem pilotado em dupla e não apenas com um piloto único. Apesar de se concentrar nas grandes batalhas, existe também um espaço para um pouco de drama através dos personagens apresentados, buscando falar sobre unidade e trabalho em equipe.

A união entre ocidente e oriente existe, ainda mais com a presença da atriz oriental Rinku Kikushi, que consegue ótima atuação. O personagem principal, Raleigh, é o típico protagonista de filme de herói, com toda aquela pose de vencedor e ar de bom moço. Sim, é um clichê, mas nada que atrapalhe o andamento da trama. Idris Elba interpreta o personagem Stacker, que é o comandante da tropa da defesa da humanidade, treinando os Jaegers que vão pilotar os robôs. Ele é o típico comandante que comanda a tropa com muita força e faz uso de muitas frases motivacionais para levantar o moral de seus comandantes e motiva-los a partir para o combate. Enquanto acontece a trama principal o filme também nos mostra uma trama secundária, trazendo dois cientistas malucos que ajudam na luta contra os Kaijus. Um detalhe é que as cenas de ação acontecem sempre no período noturno e em meio a chuvas, talvez apara que não viesse a aparecer qualquer problema na filmagem ou nos efeitos. A mensagem que o roteiro busca passar é que devemos estar conectados, pois assim chegaremos a grandes resultados. Isso acontece quando Raleigh e Mako conseguem pilotar juntos um robô. A minha cena favorita é quando é  mostrado um robô tombando em meio a neve. O filme termina com Kaijus sendo derrotados, mas cria um ponta solta para uma continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA