Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Fim, a ótima minissérie da Globoplay

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Uma das mais gratas supressas da televisão brasileira se chama "Fim", que é uma obra baseada no livro com o mesmo nome, escrito pela atriz e escritora Fernanda Torres. O projeto dessa minissérie já existia a algum tempo, mas finalmente esse ano teve o seu lançamento, contando com dez episódios. A produção da globo conta com muitos atores importantes, como por exemplo Fabio Assunção, Marjorie Estiano, Bruno Mazzeo, Emilio Dantas, entre outros grandes nomes. A trama percorre a vida de cinco amigos ao longo das décadas, começando nos anos sessenta, chegando até 2012. O roteiro busca falar sobre a vida e todos os conflitos e delicias que ela nos apresenta ao longo de nosso percurso. Com isso, já posso adiantar que "Fim" foi a melhor produção para televisão que assisti até aqui.


Tudo começa no fim dos anos sessenta, nas praias do Rio de janeiro, onde os amigos Ciro, Álvaro, Silvio e Neto conhecem o salva vidas Ribeiro, começando assim uma amizade do grupo. Na noite de carnaval eles acabam até mesmo fazendo um parto de uma garota que estava grávida. A partir de então começamos a ter uma história contada em vários blocos, que vão percorrendo a vida dos personagens ao longo das décadas seguintes. Nos anos noventa todos acabam se reunindo, pois Ciro acabou falecendo. Ele que era aquele que todos gostavam e conectava a todos. Passamos a conhecer a vida que ele teve junto com Ruth, como eles se apaixonaram, se casaram e tinham tudo para terem uma grande história de amor. O problema é que com a infertilidade de Ciro, as coisas ficaram ruins, e Ruth acabou engravidando, em uma relação de uma noite com Ribeiro, algo que Ciro nunca soube. O casamento deles foi terrível e terminou, culminando com Ruth doente psicologicamente. Cada um dos amigos possui a sua personalidade, e assim temos o sádico e bagunceiro Silvio, em uma atuação memorável de Bruno Mazzeo. Álvaro é muito correto, mas muito bobo, tendo se casado com Irene, que nunca o amou. Mesmo tendo uma filha, o casamento nunca foi bom. Ribeiro é o salva vidas que sempre se relacionava com garotas mais novas, enquanto que Neto teve o casamento perfeito com Célia.

Enquanto acompanhamos os anos noventa e como cada um dos amigos tem lidado com as mortes e decepções da vida, o roteiro nos leva para o passado, onde todos jovens aproveitavam a vida e percorriam cada etapa que ela apresenta, como o casamento e o nascimento dos filhos. Silvio se casou com Norma, menina do interior, Mas sempre preferindo a vida da bagunça, foi um péssimo pai, preferindo a separação e o envolvimento com bebidas, drogas e muitas mulheres. Neto é o retrato de família correta, casando Célia e tendo filhos. Mas quando a esposa falece, ele se vê sem saída, decidindo pelo suicídio, sem ter razão de viver sem a esposa. Álvaro era o único que sabia que Ciro não era pai, então fica claro que Ribeiro é o pai do garoto, mesmo que ele negue. Ruth desabafa toda a sua vida e problemas que passou para um padre, chegando até a ter relação com ele. Assistir "Fim" é ver a vida passando diante dos nossos olhos, pois através da vida de cada personagem, podemos olhar para ver como as coisas são passageira e de fato, culmina no fim de todos, onde então podemos apenas observar se tivemos uma vida boa e correta nessa terra. Silvio acaba falecendo na rua, drogado e sozinho. Já em 2012, temos Álvaro e Ribeiro idosos. Ribeiro ao saber sobre ter um filho, se desespera e enfarta, enquanto Álvaro falece de maneira boba, sendo atropelado. "Fim" é uma produção excelente da Globoplay, com ótimo roteiro e atuações sensacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA