Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Você é a média dos seus cinco amigos

domingo, 10 de dezembro de 2023

Existe uma frase muito conhecida que diz que "Diga-me com que andas e eu direi quem você é". Ela esta relacionada as suas amizades. Se você anda com pessoas ruins, é considerada também uma má pessoa. Assim como se você tem bons companheiros, você se torna uma pessoa que alguém pode ter amizade. Tem uma outra frase muita boa, que tem um sentido parecido, relacionada também as amizades que nós possuímos. Ela diz que 'Diga-me com quem andas e eu direi a onde você chegar". Se você observar bem, ira perceber que não somos seres que foram feitos para viver sozinhos. Voe precisa se relacionar, precisa ter amigos, isso é importante para a sua saúde mental. A grande questão é quem são essas pessoas. Ainda mais quando existe uma teoria de que você é a soma dos seus cinco amigos.


A foto desse texto reflete bem a teoria dos cinco amigos. Na imagem temos Henry Ford, Thomas Edison, Warren Hardin (presidente dos EUA) e Harvey Firestone trocando uma ideia. Do que será que eles estavam falando? Com certeza seria sobre algum assunto que iria gerar valor para ambos. Observe que pessoas bem sucedidas andam com outras que também estão indo para o mesmo caminho. Não para você crescer em um ambiente de pessoas que só falam de fracasso e derrota. Visionários gostam de conversar com outros que também enxerguem as coisas grandes. Chamamos isso de afinidade, e elas acontecem de acordo com os mesmos interesses. É assim que nasce a teoria da média dos cinco amigos que diz que nós somos a média das pessoas que estão ao nosso redor. Ela é muito verdadeira, pois as conversas que temos com as pessoas mais próximas irão definir aquilo que nós pensamos. No mundo dos famosos temos registros de amizade entre Michael Jackson e Paul McCartney, assim como o forte relacionamento entre os cineastas Akira Kurosawa, George Lucas, Francis Ford Coppola e Steven Spielberg. Era muito talento junto, e em uma roda de conversas entre eles, só poderia sair coisa boa.

Uma das coisas que os pais mais se preocupam é quem serão a amizades dos filhos, pois sabem que isso ira definir o caminho que eles irão seguir. Me lembro que sempre peguei muito no pé do irmão mais novo em relação a amizades e por onde ele iria andar. Enquanto isso via outro amigo deixar o irmão dele ir para vários lugares e experimentar a liberdade. Hoje meu irmão faz mestrado na USP, enquanto o irmão do meu amigo infelizmente foi para o mundo das drogas. Ambos eram da mesma escola, da mesma classe e da mesma cidade. Qual a diferença? Foram as pessoas que eles decidiram andar na adolescência. Elas acabaram por empurrar cada um por um caminho. Eu sempre busquei ter amizade com pessoas que de fato gosto, nunca gostei de forçar nada. Ou eu sou seu amigo porque gosto ou seremos apenas colegas. Tenho muito cuidado com isso e com quem compartilho minhas dores, pois sei que as pessoas que me relaciono precisam ser pessoas que me impulsionam para frente. Perceba que bons amigos constroem coisas grandes. Steve Jobs e Steve Wazniak criaram a Aplle. Bill Gates, Paul Allen e Steve Ballmer o Google. Eduardo Saverin e Mark Zuckeberg o Facebook. Poderia ser você e seus amigos. Qual a influência que seus amigos possuem na sua vida? E melhor, o quanto você os impulsiona a avançar. Observe, avalie e escolhe bem os seus cinco amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA