Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Precisamos falar sobre "O mundo depois de nós"

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Um dos filmes mais badalados do ano se chama "O mundo depois de nós", gerando as mais diversas opiniões das pessoas. Muitos entenderam a trama e a mensagem que o filme queria passar, enquanto muitas pessoas reclamaram do final, da falta de explicações e que perderam tempo. Isso mostra também um reflexo da atual geração, que gosta das coisas mastigadas. Mas o que o diretor Sam Esmail buscou fazer é levar o seu público a pensar, a refletir sobre tudo aquilo que envolve um suposto fim do mundo. O diretor, que é o criador da série Mr. Robot, consegue trazer a sua assinatura nessa produção, nos levando a embarcar em um roteiro onde não abemos o que esta acontecendo, criando assim um suspense que nos faz observar tudo aquilo que esta acontecendo ao nosso redor.


A trama começa com o casal Clay e Amanda indo com os filhos Archie e Rose para uma viagem de fim de semana, em uma cidade do interior dos Estados Unidos, em uma casa enorme. Quando tudo parecia estar indo normal, eles começam a perceber coisas estranhas acontecendo, começando com um navio invadindo a praia. Após esse incidente, a família recebe no meio da noite um pai e uma filha chegando na casa, dizendo que aquela propriedade é deles. Estamos falando de Scott e sua filha Ruth. A partir de então começamos a não entender o que esta acontecendo. Seria essa dupla dois assassinos? Eles realmente são os donos da casa? Tudo isso acompanhando por uma trilha sonora que sempre nos deixa com um sentido de alerta. Começamos então a ver que algo esta acontecendo nos Estados Unidos. A internet some, os satélites são desligados e a cidade fica vazia. Quando Scott vai para rua investigar o que esta acontecendo, temos até mesmo um avião caindo. Por outro lado, Clay acaba vendo diversos papeis caindo de um avião, parecendo até mesmo ser um veneno para matar as pessoas. Tudo fica muito confuso, e os personagens já não sabem se é um ataque terrorista, uma invasão alienígena ou o fim do mundo. Em meio a tudo isso, também ficamos sem saber o que esta acontecendo.

Em meio a isso, temos as duas famílias entrando em conflito por muitas vezes principalmente Amanda e a jovem Ruth. Por outro lado, a pequena Rose não esta interessada no que esta acontecendo, pois a garota quer apenas assistir o final de seu seriado favorito, o Friends. O filme é longo, tem mais de duas horas de exibição, nos levando a afundar dentro do roteiro. A ideia de nos dar poucas informações é porque o diretor deseja que tenhamos a mesma experiências dos personagens, no escuro. A trama busca mostrar como seria um mundo sem internet, nesse momento em que somos tão dependentes dessa tecnologia, Porém, sem ela, somos levados a uma guerra de narrativas, pois ninguém sabe o que esta rolando no mundo, e assim informações mentirosas como um ataque terrorista acaba surgindo como se fosse uma verdade. Dessa forma, as pessoas se voltam uma contra as outras. O filme conclui mostrando que tudo isso não é o fim do mundo, mas na verdade é um golpe de estado de um grupo organizado americano, buscando tomar a própria nação, fazendo parecer que seria um ataque de outro país. Por estarem afastados da cidade, os protagonistas acabam escapando de tudo isso, mas acabam por ver Nova Iorque caindo. "O mundo depois de nós" nos leva a refletirmos sobre nossas reações. Ficaríamos desconfiados como Amanda? Ou alheias a realidade como Rose? Enfim, o roteiro nos mostra como estamos tão dependentes das tecnologias vulneráveis a uma guerra de narrativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA