Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Quem eram os Panteras Negras?

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Em meio a tantas crises nos Estados Unidos, com uma conturbada eleição e a mais recente invasão do Capitólio, eu gostaria de falar em nosso setor de História de um dos movimentos mais revolucionários que já aconteceu no país. Falo dos Panteras negras, que foi um movimento que lutava contra a desigualdade racial nos Estados Unidos. A história desse grupo possui sim muitas coisas boas, com um ideal de buscar fazer com que o racismo tivesse fim, mas também houveram muitos conflitos, violência e perca das motivações iniciais ao longo do caminho. Os Panteras negras surgiram em 1966, em Oakland lutando contra a brutalidade da Policia local, que era violenta com os negros. O resultado não poderia ter sido outro, ou seja, violência, brigas e mortes aconteceram durante as lutas entre os dois lados. Mas o que os Panteras negras conseguiram em sua luta? Qual o legado deste grupo? Eles estavam certo em sua luta?


Uma das ações mais importantes do grupo foram a criação dos programas comunitários na cidade, ajudando os mais pobres a se alimentarem com a criação do "Café da manhã grátis", além de também ajudarem a comunidade com a clinica de saúde. Apesar disso o clima de tensão em torno deles era gigante, com o FBI de olho em todo o tempo, querendo que o movimento viesse a ter fim. Imagine só, um grupo armado dentro da cidade não era algo que todo mundo queria ou concordava. Um dos grandes conflitos acabou com a morte de um policial, onde Huey Newton foi acusado de ter cometido o crime. A opressão do governo acabou gerando um crescimento maior do movimento, pois com muitas mortes das pessoas do grupo outros grupos de afro descendentes e a esquerda politica do país vieram a apoiar os Panteras. O FBI chegou a declarar que os Panteras negras eram a maior ameaça interna dos EUA. Diversos escritórios do movimento foram abertos em todo o país, com seu auge em 1970. Alguns dos pontos de luta eram por liberdade, por desemprego zero entre os negros e moradia boa para eles. Outros pontos eram controversos e dignos de discussão.

Criado pelos universitários Huey Newton e Bobby Seale, eles foram por um caminho diferente de Martin Luther King Jr., já que ao invés de uma luta sem conflito preferiram a luta armada. Muitos dirão que eles faziam boa ações, e sim, faziam mesmo. Não podemos negar as diversas Escolas comunitárias que foram criadas, além de transporte para as crianças da Escola para suas casas e vice versa. O fim dos Panteras negras vieram por conta de seus conflitos e desentendimentos internos, pois cada fundador queria queria tomar uma decisão e levar o grupo para um destino diferente. Muitos dizem que os desentendimentos eram causados pelo FBI e agentes infiltrados, mas não se sabe o que de fato ocorreu. Em 1973 os membros tentaram concorrer a cargos públicos, mas acabaram perdendo e o movimento começou a perder a força, mantendo apenas o escritório local de Oakland até 1982, quando os Panteras negras chegaram ao fim. A violência no país aumentou muito nos EUA com o movimento, apesar deles lutarem pelas causas certas, acabaram usando a forma errada. Sendo assim ficou o legado pela luta contra o racismo, mas não a forma, por isso o fim do movimento.

Um comentário

  1. Que história top Rafa
    Não sabia dessa. Já ouvi falar, mas não sabia a fundo os motivos.
    Lendo e aprendendo. Por razões internas, deixaram de fazer por milhares de pessoas. Por mais que haviam avançado muito e feito coisas maravilhosas. Passaram a olhar os interesses de si mesmos e deixaram as vidas que realmente precisavam de apoio.
    Mas em toda batalha fica uma semente de um legado.

    ResponderExcluir

 

POPULARES DA SEMANA