Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O Botafogo tem tradição, mas não é um time grande

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Ao longo dos anos o Futebol brasileiro sempre colocou mais de dez times nacionais como times grandes, ou seja, times que sempre estavam na briga por títulos. Sendo assim, é comum ouvirmos falar que o campeonato brasileiro é o torneio nacional mais difícil de vencer. Até então concordo em partes, onde de fato o nosso campeonato é um dos mais complicados para ser vencer, devido a um número grande de clubes na luta por algo, além de termos um nível técnico muito abaixo dos países europeus. Pois bem, sabe o que não concordo? Com esse número elevado de times grandes no país, pois acho que o número é muito menor do que aquele divulgado. E neste texto eu quero falar de um deles, o Botafogo. Se eu fosse fazer uma lista hoje, eu não colocaria o Botafogo como um time grande brasileiro.


Desculpe-me torcedores botafoguenses, mas essa verdade precisa ser dita, já que o clube carioca não se mostra faz muitos anos um merecedor deste título de gigante do cenário nacional. Eu cresci com essa ideia de que o Botafogo era um clube a ser respeito, que era um dos quatro grande do Rio de Janeiro, e sendo assim, um gigante no Brasil. Mas a verdade e os fatos não combinam com o título recebido. Ainda assim cheguei a ver o clube vencer o Brasileiro de 95, o seu último título de relevância. Convenhamos, isso já faz muito tempo, e deixa eu te contar, foi uma vitória muito contestada, para não dizermos roubada. Nisso os santistas irão concordar comigo. Se houvesse o VAR naquela época, sem dúvida o campeão brasileiro teria sido o Santos. A grande questão é que faz muitos anos que isso aconteceu, e não vemos o clube chegar nem perto de levantar o troféu nacional novamente. Infelizmente o Botafogo sobrevive de um passado ainda mais distante, em um tempo onde seus grande craques eram Heleno de Freitas, Quarentinha e o craque Garrincha. Estes jogadores foram responsáveis por títulos e por trazerem respeito para a estrela solitária.

Vamos então aos motivos que levam o Botafogo a não ser um dos gigantes do Brasil. Primeiramente, qual é o Estádio do clube? Eles não possuem uma casa própria, já que o atual Estádio é do governo, deixado aos cuidados do clube. Seguindo em frente podemos falar de títulos, e como tenho falado ao longo do texto, não vemos o Botafogo disputar algo relevante a muito tempo. A torcida vive comemorando os poucos títulos cariocas conquistados ao longo desses últimos anos, mas tudo com muito sofrimento e fervorosa comemoração. Isso é muito pouco para um time que se diz grande no Brasil. E os craques? Apesar do clube atrair nomes fortes como Seedorf e Honda, eles acabam chegando no final da carreira e não conseguem levar o time a um título relevante. O último craque vencedor do Botafogo foi Tulio maravilha, que apesar disso conquistou apenas um nacional. Muito pouco, como venho falado por aqui. Para piorar a situação, hoje em dia o Botafogo coleciona quedas para a Série B do Brasileirão, sendo que agora está na última colocação, confirmando mais uma queda. Depois de mostrar a você esses pontos, reafirmo, o Botafogo é um clube de tradição, mas não é um clube grande do Brasil, e não é favorito para ganhar alguma coisa a muito tempo. Infelizmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA