Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Equilibrio distante, poesia em italiano

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

No ano de 1995 o vocalista Renato Russo decidiu que gostaria de fazer algo diferente do que já estava acostumado, e agora em um outro idioma. Já consagrado como letrista com as músicas da Legião Urbana, desta vez Renato fez uma viagem para a Itália e começou a realizar um sonho de família, gravando canções em italiano. Renato não queria repetir algo que já vinha fazendo com sua Banda, então buscou um outro estilo de músicas e mesmo não sendo especialista no idioma conseguiu interpretar muito bem as letras ali cantadas. Podemos dizer que "Equilíbrio distante" foi uma poesia escrita em italiano, de forma cantada, com instrumentos muito bem conectados, que junto com a voz de Renato emociona todos que ouvem. Ainda que você não goste do idioma ou ache muito diferente da Legião Urbana, este Álbum merece elogios e aplausos pelo que foi apresentado.


Para quem não sabe a capa do Álbum foi desenhada pelo filho de Renato, trazendo ainda mais um tom familiar ao disco. Renato Russo possui descendência italiana, então o trabalho aqui apresentado se tornou uma homenagem a suas raízes. Em "Equilíbrio distante" não vemos guitarras e seus rifs, já que não é Rock And Roll, e sim um Álbum de interpretação, de um cantor que coloca muita potencia e emoção em sua voz. Renato é considerado até os dias de hoje como um dos melhores vocalistas do Brasil. Me lembro de que logo ao ouvi-lo pela primeira vez já gostei muito desse álbum. Dizem que na música pouco importa o idioma ou se você o entende. Música é para se sentir, e aqui as emoções podem ser sentidas muito bem, com verdadeiros poemas românticos. Logo na primeira canção, chamada "Gente", somos jogados para cima com um alto astral interpretada pela forte voz de Renato. "Strani Amore" é um clássico, que fala sobre relacionamentos, algo que o vocalista sempre conseguiu transmitir muito bem quando se falava desse tipo de tema.

"Dolcissima Maria" é belíssima, onde o vocalista começa com versos simples, quando em seguida a música passa a ser instrumental, e vou te falar, um dos mais bonitos que já vi. Você torce para a música não acabar, já que ela é muito bonita. A maioria das canções do Álbum são de outras pessoas, e aqui temos quatro músicas de Laura Pausini interpretada por Renato, onde a mais conhecida é "La Solitudine", que nos fala sobre solidão e término de relacionamento. Foi uma das músicas mais tocadas na época, levando Laura Pausini a ser ainda mais conhecida no país. Destaco também a música "Passerá" que me lembra uma ópera cantada pelo Queen. Em " La Forza Della Vita" vemos Renato celebrando a vida de forma bem bonita. Para quem achou que não teríamos guitarra, em apenas uma música do Álbum acabamos ouvindo ela como base de uma música, no caso em "Mondo Degli Altri". Uma das músicas mais bonitas de "Equilíbrio distante" é "Scrivimi" que narra a saudade em forma de cartas. Renato Russo conseguiu cumprir muito bem seu objetivo com este Álbum, interpretando muito bem em um outro idioma, mostrando todo seu talento e emoção nas canções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA