Em 1962 foi lançamento do primeiro álbum do Bob Dylan, um dos maiores cantores da música mundial, que passou pelas mais diversas transformações durante sua jornada, mas muito focado no gênero folk, original dos Estados Unidos. Dylan influenciou muitas bandas e artistas durante a sua carreira, como por exemplo os Beatles. Em seu álbum de estreia Bob investe em canções usando apenas sua voz e violão, com letras que falam sobre o seu país e sobre questões da vida, além de tocar também em assuntos cristão. Ainda muito jovem, Bob Dylan já influenciava uma geração.
A música folk já começa com tudo com a canção "You're no good" que é sobre uma mulher que lhe trouxe decepção e tristeza, mesmo sendo amada por ele. "Talking' New york" é muito boa, sendo acompanhada de uma gaita tocada por Dylan. A letra conta sobre a cidade, seus prédios e como ele foi até a metrópole tocar e logo foi embora. É comum vermos o cantor trazer em suas letras a sua visão de mundo e experiências vividas. Em "In my time of dyn'" temos uma letra mais espiritual, falando que quando morrer Jesus vai se encontrar com ele nas alturas. Gosto quando ele repete por várias vezes "Wel, wel, wel". A gaita volta na canção "Man of constant sorrow", que é muito bonita. Ao ouvir essa música logo vem um sorriso no rosto e nos leva a dançar junto com o ritmo apresentado. A letra fala da saída de um homem da cidade de Colorado e como foi o seu retorno. Um outro estilo agregado no álbum é o blues, que aparece em "Fixin' to die".
Se você acha que Bob Dylan traz apenas folk, blues, gaita e violão se engana, pois também existe espaço para o country, que também é um gênero popular nos Estados Unidos. "Pretty peggy-o" é uma dessas com esse estilo. "Highway 51 blues" fala sobre a estrada e a garota que ele ama. Em "Gospel plow" temos novamente o tema cristão em sua letra, falando sobre não desistir e não largar a mão do arado. Dylan arrisca na música romântica em "Baby let me follow", falando sobre seguir uma garota, pois a ama. A gaita e os sentimentos do instrumento aparecem novamente com "Freight train blue", que é bem dançante e fala sobre um trem de carga e uma tristeza. Uma canção de qualidade e criatividade é "Song to woody", onde Bob traz uma letra em formato storytelling, dedilhando o seu violão, onde ele fala que passou por uma estrada em que Woody passou. A canção é uma homenagem a Woody e sua viagem. Bob Dylan começa a sua trajetória na música apresentando um álbum que trazia em sua essência a música americana, com ótimas letras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário