Novak Djokovic possui uma história antiga no Australian open, sendo o seu maior vencedor, ao ganhá-lo por dez vezes. Mas acontece que nos últimos anos o relacionamento entre o sérvio e a Austrália entrou em conflito. Quando a pandemia Covid-19 começou, a maioria dos países colocou a obrigatoriedade da vacina para a população. Acontece que Djokovic não toma vacinas, e assim acabou ficando fora de muitos torneios no último ano, chegando a perder a primeira posição do ranking. Em 2021 o sérvio até chegou a pousas na Austrália, mas acabou sendo obrigado a se retirar do país. Mantendo suas posições, Novak retornou esse ano e sai do torneio como campeão do Australian Open.
A trajetória do sérvio até a final não foi dificil, mostrando que mesmo disputando um número menor de torneios e com uma idade acima dos trinta anos, ainda é o melhor jogador de tênis da atualidade. O sérvio foi muito superior a todos os adversários, não cedendo set para os adversários, apenas um na segunda rodada do torneio. Djokovic simplesmente não deu chances para Dimitrov, De Minaur e Rublev, vencendo todos eles por 3/0. Na semi final mais uma vitória pelo mesmo placar, contra o americano Tommy Paul, sem dificuldades nenhuma. Do outro lado, o grego Tsitsipas teve jogos mais duros, principalmente nas oitavas contra Jannick Sinner, onde venceu por 3/2. Na semi o russo Kachanov também vendeu caro a vitória, e pós dois tie-break, o grego venceu por 3/1. O torneio ainda teve a derrota prematura de Nadal na segunda rodada, lutando contra uma lesão, mas não teve surpresas ou um jogador que aparentou tirar Djoko do topo.
Na grande final existia uma dúvida sobre a condição física de Djokovic, que havia sentido dores nos jogos anteriores. Mas o sérvio mandou toda dúvida embora e mostrou desde inicio a força do seu jogo. Forçando bastante o seu saque venceu o primeiro set por 6/3. O segundo set foi mais disputado, demorando mais de uma hora de duração, com o grego chegando a conseguir quebrar um serviço do Novak. No tie-break Djoko se mostrou mais firme e venceu por 7/6. No terceiro set do combate Tsitsipas já iniciou quebrando um serviço e Djokovic parecia mais relaxado. Foi no tie-break que novamente o sérvio garantiu a vitória, aplicando mais um 7/6, terminando assim vencendo por 3/0, se mostrando dono das quadras australianas. É o décimo título de Djokovic no Australian Open, e como consequência ele retorna para o primeiro lugar do ranking do circuito de tênis. Além disso ele se iguala a Rafael Nadal como o maior vencedor de Grand Slam da história, com 22 troféus. Jogando em alto nível Novak Djokovic tem tudo para ganhar muito mais e ser o maior vencedor do tênis mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário