Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Na natureza selvagem, uma viagem ao Alasca

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Um dos livros mais conhecidos de todo mochileiro é "Na natureza selvagem", que conta a história do jovem Chris McCandless, que decidiu deixar toda a sua vida para trás para seguir em uma viagem pelos Estados Unidos, onde conheceu pessoas, marcou vidas, passou por diversos lugares e por fim chegou ao seu destino final, o Alasca, que é um lugar hostil para os despreparados, envolto de natureza e distanciamento humano. Foi ali que Chris morreu dentro de um ônibus estacionado no local. Para contar as motivações e a história de toda essa jornada dele, o escritor Jon Krakauer escreveu esse livro, pelo qual podemos acompanhar essa vagem e tentar entender o que levou Chris a esse triste fim. Como ele mesmo escreveu, vamos para a natureza selvagem.


O autor do livro busca trazer em sua obra uma descrição sobre Chris, querendo buscar o que o levou a deixar tudo para trás, mudando inclusive o seu próprio nome para Alex Supertramp. A maioria das pessoas que o encontraram ao longo da viagem o conheceu pelo nome de Alex. Através do seu diário podemos ver como foram as suas viagens pelo país, assim como também quais eram os seus pensamentos a cerca da vida e da sociedade. Chris lia muitos livros de Jack London e Tolstoi, e sua visão de mundo estava muito ligada a esses autores. O que mais chama a atenção é que McCandless riscou a sua família de sua vida, pois ao terminar a faculdade partiu para a estrada sem avisar nada a ninguém, e tão pouco entrou em contato com algum familiar nos próximos dois anos. Acompanhamos então o jovem se aventurando, passando por diversas cidades, conhecendo muita gente e inclusive com um pequeno barco atravessando a fronteira entre Estados Unidos e o México. A principio nos deliciamos com as aventuras do jovem, mas percebemos que existem muitos conflitos em sua vida.

Em contrapartida Jon Krakauer conta também sobre suas próprias expedições e aventuras perigosas, mostrando que consegue se conectar com Chris, devido ao mesmo espirito aventureiro. Ele também fala de outras pessoas que se arriscam nesse estilo de vida. O autor conversou com aqueles que conheceram McCandless durante esse período e todas relatam que o jovem era muito agradável e era fácil se conectar com ele. O destino final de Chris era o Alasca, poder viver somente da natureza, isolado de todos. Ele passou mais de três meses no lugar, chegando apenas com um rifle e um saco de arroz, deixando preocupado até o motorista que o deixou no local. O diário nos conta que ele passou muitas dificuldades e até mesmo fome, que dizem que foi a causa de sua morte. Muitos o criticaram por essa expedição, o chamando de irresponsável mal preparado. Chris até tentou retornar, mas o caminho de volta não estava mais aberto, e assim teve que sobreviver dentro do famoso magic bus. Jon procura defender a biografia do mochileiro, e tenta entender a expedição quando parte com outras pessoas pelo mesmo percurso que Chris fez, vendo que o garoto poderia ter se salvado. É emocionante também o relato dos pais visitando o lugar. Na natureza selvagem é um contraste entre a liberdade de poder viajar para onde quiser e os perigos disso. Temas como família, sociedade e liberdade estão presente aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA