Nessa semana Lebron James alcançou mais uma marca histórica, conquistando o topo como o maior pontuador da história da NBA, quebrando um recorde que durava desde 1984, tendo Karen Abdual-Jabar como o recordista anterior. Com isso reacende aquela velha discussão sobre quem é o maior jogador da história do basquete. Michael Jordan ainda é o dono do jogo ou o conhecido como King James já pode ser reconhecido como o melhor de todos? Acredito que essa discussão não vai terminar e sempre haverá escolha por ambos atletas. Desde já eu digo que Jordan é o melhor, mas quero embasar os motivos da minha escolha através desse texto.
Lebron James é fora de série, um craque de sua geração, que já bateu os mais diversos recordes, e esta longe de indicar que vai se aposentar. Desde quando surgiu já notava-se algo diferente nele, e ele correspondeu as expectativas. Acontece que ainda não consigo vê-lo acima de Michael Jordan apenas por ter batido recordes, pois o jogo não é apenas isso. Jordan revolucionou a NBA, colocou o esporte na mente das pessoas de forma universal. Quando se fala de basquete, logo se lembra da marcar Jordan. Já em seu primeiros anos ele conseguiu chamar a atenção, colocar sua marca como uma das mais valiosas do mundo. Jogando então, o número 23 foi lendário, e creio que só não conseguiu mais por ter ficado fora da NBA por duas temporadas para jogar beisebol. Não consigo enxergar comparação entre os dois, e vou além, ainda acho que tem um nome na frente do Lebron, o lendário craque do Lakers Kobe Bryant. Mesmo tendo mais pontos que Michael na carreira, James não elevou o jogo, não o fez se tornar universal, e criou diversas panelas para poder conquistar títulos.
Um outro assunto importante para diferencia-los é quando falamos de anéis da NBA. Michael Jordan tem seis títulos, onde nunca perdeu uma final que disputou. Lebron precisou montar uma panela em Miami para ganhar seus dois primeiros anéis. Sim, ele ganhou um com o Cleveland que foi lendário, mas depois jogando na bolha venceu um com o Lakers, mas que sempre será lembrado por ter sido em uma época de pandemia. James também perdeu outras tantas finais e tem ficado de fora dos Playoffs com o Lakers na maioria das vezes. Falando de competição e troféu, Jordan tem mais. Lebron tem um jogo mais agressivo, mas Jordan tem um estilo mais bonito de se ver, com movimentos repetidos por muitos. Infelizmente o tempo faz com que a atual geração ganhe espaço nas mídias falando do que é mais atual, e assim falar sobre Lebron James ser o GOAT é mais atrativo e atrai atenção. Não sou contra Lebron, admiro seu jogo e sua garra, mas não da para colocá-lo acima de Michael Jordan, que para mim é o GOAT do basquete. Jordan criou uma dinastia com o Chicago Bulls, enquanto Lebron já jogou em três time buscando títulos. Acho impossível algum jogador passar Michael Jordan. Se no futebol Pelé é o melhor e maior, no basquete esse posto é do Jordan e ninguém vai tirar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário