Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

7 prisioneiros e a escravidão moderna

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Você ficaria espantado se soubesse que existe escravidão nos dias de hoje? Pois é, infelizmente ela existe e esta bem perto dos nossos olhos. Talvez, sem percebermos já encontramos algum trabalhador que na verdade é um escravo. Este é o tema do filme 7 prisioneiros, que traz um elenco muito bom, com nomes como Rodrigo Santoro e Christian Malheiros, um dos grandes nomes da atual geração de atores. Sendo dirigido por Alexandre Moratto, a trama busca trazem em pauta a questão de como muitas pessoas são vitimas do trabalho escravo, com condições extremas de trabalho e recompensadas com um valor mínimo, ou em muitas vezes, sem nada em troca, além de uma prisão sem data de terminar.


Logo no inicio vemos um grupo de jovens do interior saindo de suas casas para trabalharem em São Paulo, com a promessa de dias melhores, conseguindo até mesmo uma boa quantia em dinheiro de adiantamento para a família. Acontece que chegando na cidade grande, as coisas não foram como o prometido. Mateus e seus amigos acabam indo trabalhar em um ferro velho, que tem como dono Luca, interpretado por Santoro. Com o passar dos dias os garotos percebem que estão em condições ruins e o pior, não possuem liberdade para sair do local. Acabamos vendo que existe uma rede que comanda este tipo de trabalho, pois a vizinhança não demonstra vontade de ajudar, e a policia não se envolve, estando ligada a rede que Luca faz parte. Os meninos acabaram caindo em uma armadilha, se tornando escravos de Luca no ferro velho, com ameaças de até a família deles do interior sofrerem se caso eles fugirem ou causarem problemas. Mateus se mostra o mais inteligente e então Luca o coloca em uma posição de liderança, com o garoto passando a ter que mandar e prender os próprios amigos.

Conforme Luca leva Mateus com ele para as tarefas externas, nós vemos que a escravidão moderna é real, envolvendo estrangeiros e exilados, que acabam indo trabalhar de forma obrigatória para essa rede. Luca na verdade é apenas um peixe pequeno, já que em uma festa de gente rica vemos que políticos e e até empresários estão envolvidos com isso. Mateus acaba se tornando o que não queria, um capitão do mato, conforme era nos tempos da escravidão. O jovem acaba tendo que bater em exilados, capturar os fugitivos e ser uma pessoa ruim para os antigos amigos. Infelizmente Mateus entrou em um mundo sem volta, de escravo a participante da rede junto com Luca. O filme é muito bem montado e consegue transmitir os dramas que os personagens vivem. É agoniante vermos que em meio a uma cidade tão grande pode ter um local pequeno com escravos modernos. O diretor consegue passar uma mensagem forte para o público, buscando causa empatia pelas pessoas que vivem nessas condições. O filme termina de forma aberta, querendo mostrar que mesmo com o fim da trama, a escravidão moderna continua em nosso país. 7 prisioneiros foi o melhor filme nacional de 2021, sem dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA