Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Jogador número um

sexta-feira, 18 de março de 2022

Este foi um dos livros que mais me empolgou, pois apresentou om contexto que sempre imaginei que um dia seria possível de acontecer. Eu falo de entrar dentro de um mundo virtual e viver as sensações reais dentro de um mundo onde tudo é possível. Quando lançado em 2011, o autor Ernest Cline talvez não imaginasse que o mundo de 2022 apresentaria alguns aspectos que ele escreveu anos antes. O sucesso do livro foi tão grande que em 2018 foi realizado uma adaptação para o cinema, com direção de Steven Spielberg. Neste texto iremos falar sobre o livro.


A história da trama se passa em 2045, com o mundo passando por uma crise energética, onde pobreza e destruição são comuns. Como fuga existe um mundo virtual chamado OASIS, onde a maioria das pessoas passam o seu tempo dentro dele. No OASIS é possível ter seu próprio canal de entretenimento, consegue ter itens de diversos filmes e jogos, além de poder interagir com as mais diversas pessoas ao redor do mundo. Será que existe semelhanças com nossos dias? Onde vemos jovens que vivem dentro de redes sociais e jogos como Second Life. Canais de You Tube retratam um pouco do descrito por Ernest Cline, pois você pode ver aquilo que quiser. No OASIS as pessoas evitam viver no mundo real, que é caótico e poluído, ou seja, é uma fuga da realidade, como muitos fazem hoje. Mas deixando as semelhanças de lado, focamos na história, que tem como protagonista o jovem Wade, que apesar de pobre, passa seus dias também dentro da OASIS.

Tudo muda quando o criador do mundo virtual morre e deixa um testamento, dizendo que deixou um Easter egg dentro da OASIS, e quem encontrar terá o controle total do mundo virtual, ganhando muito dinheiro com isso. Pronto, o mundo virtual vira um caos, pois todos, inclusive Wade, querem ganhar esse desafio. As pistas são sempre relacionadas a cultura pop dos anos 80, trazendo assim um tom de nostalgia para a trama. Durante a jornada Wade se alia a outros jogadores, mesmo sem conhece-los pessoalmente, mas acabam tendo que enfrentar Nolan Sorrento e a organização Division Oology, que com muita tecnologia e um exercito também estão atrás do prêmio. O clima de aventura e ação envolvem o livro, sendo algo empolgante de ler. Cline não deixa de falar dos perigos de viver dentro de um jogo o tempo todo, falando até mesmo de jovens japoneses que vivem trancado dentro de casa. Para os amantes da cultura pop toda descoberta dentro do OASIS é sensacional, citando o Delorean, Ultraman e tantos outros relacionados ao mundo nerd. A parte final do livro também é empolgante, já que temos a disputa final pelo Easter egg, com vitória de Wade e prisão de Sorrento. O protagonista traz os amigos de volta a vida e agora se torna o responsável pela OASIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA