Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A Rússia, a Ucrânia e a Guerra!

quarta-feira, 2 de março de 2022

Após a humanidade passar pela Segunda Guerra mundial, o mundo teve diversos conflitos pelo mundo ao longo dos anos, mas nada se compara com a gravidade que envolve o conflito entre Rússia e Ucrânia. No dia que escrevo esse texto, a guerra já esta em seu sétimo dia, com diversas mortes e um êxodo de ucranianos para os países vizinhos da Europa. Quando ninguém esperava o ataque, a Rússia comandada por Putin resolveu invadir a Ucrânia, protestando contra uma possível ida da Ucrânia para a Otan. Buscando se proteger e conquistar o terreno, o ataque russo persiste contra os ucranianos.


Nada justifica uma guerra, nada justifica pessoas inocentes morrendo ou tendo que sair dos seus lares por conta do medo de um ataque de outra nação. Acontece que a Rússia alega que uma entrada da Ucrânia na Otan coloca a sua nação em perigo, já que os EUA estariam colocando armas do lado da Rússia. Como os dois países são rivais qualquer atrito entre eles seria ruim. Imagine se a Rússia tivesse uma base militar no México ou no Canadá. Isso traria muitos conflitos e discussões. Sendo assim, Putin não quer ter um motivo de preocupação do lado de casa. Além disso, Putin sempre disse que o grande desastre do século passado foi o fim da União Soviética, e por isso ele sonha com o restabelecimento da grande União Soviética e seu governo socialista. Para isso acontecer é preciso de um domínio de territórios. Quando o mundo achava que tudo iria se revolver de forma diplomática, estamos infelizmente acompanhando o ataque da Rússia contra a Ucrânia.

Estamos vivendo o maior conflito bélico de nossos dias, com a Rússia buscando dominar Kiev, derrubar o presidente ucraniano Zelensky e colocar um líder pró-russo. O que Putin não esperava é que Zelensky permanecesse na Ucrânia para defender o seu país. O presidente ucraniano se tornou um herói nacional, pois não abandonou sua casa e assim a população abraçou a causa. Civis estão com armas, os militares estão com armas e até estrangeiros foram convidados para lutar. É importante ressaltar que uma guerra custa muito caro, e por isso Putin tenta acelerar as coisas, chegando a falar até sobre uso de armas nucleares. O mundo esta contra a Rússia, onde vemos os países colocando sansões contra eles, fechando espaço aéreo e enviando armar para ajudar os ucranianos na batalha. A Ucrânia pede para entrar para Otan, pois assim teriam reforço bélico e de soldados contra a Rússia, mas esse poderia ser o estopim para uma terceira grande guerra. Em meio a tudo isso, a Rússia segue atacando, enquanto a Ucrânia se defende como pode. Vamos seguir acompanhando e ver as conclusões desse conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA