Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Como surgiu a OTAN?

segunda-feira, 7 de março de 2022

Estamos vivendo dias de guerra na Europa, com a invasão da Rússia contra a Ucrânia. E desde o inicio se fala muito sobre a Otan. De um lado a Ucrânia pede para ser aceito pela organização e assim ganhar um reforço bélico e econômico. Por outro lado a Rússia não quer que o país vizinho entre para este grupo, e além disso não quer ver nenhum outro país que fazia parte da União Soviética envolvido com a Otan. Mas em meio a tudo isso você precisa saber o que de fato é a Otan, o que representa a organização e como surgiu o forte grupo do atlântico europeu. 


Quando a segunda guerra mundial terminou uma preocupação surgiu na mente dos EUA, que se perguntavam como seria a atuação da União Soviética, já que eles possuíam um país gigante e um estilo de governo totalmente contrário do ocidente. Pensando em uma maneira de se proteger de ataques nucleares em meio a uma guerra fria, surgiu a OTAN, que significa Organização do Atlântico Norte, sendo composta atualmente por 30 países. Tudo começou em 1949, e tem como principal objetivo um sistema de defesa único entre as nações aliadas. Ou seja, se um dos países da OTAN for atacado, todos os outros devem se unir e proteger aquele país. A sede tem como localização a cidade de Bruxelas, na Bélgica. Um pouco antes da oficialização da organização, em 1947, a França e o Reino Unido assinaram o tratado de Dunkirk, onde se comprometiam a se ajudarem contra um possível ataque Soviético contra seus domínios. Em 1948 a Bélgica se afiliou iniciando a organização do tratado de Bruxelas, até que a América do Norte entrou na já chamada OTAN em 1949.

Apesar de ter dado inicio em 1949, houve pouco envolvimento no cenário mundial nos primeiros anos, até que em 1951estabeleceu uma estrutura militar durante a guerra da Coréia. Com a queda da União Soviética e a queda do muro de Berlim, houve mudanças e expansão da OTAN, que passou a ser soberana e a grande força entre Europa e América do Norte no mundo. Já em 1992 o grupo se envolveu na guerra da Bósnia, resultado na dissolução Iugoslávia. Em 1998 a organização também entrou na guerra de Kosovo, chegando a conseguir a paz, apesar de muitas percas de civis. Mas foi em 2001 que o artigo que dizia que o problema de um é o problema de todos entrou em ação. Quando os EUA foram atacados, a OTAN atacou o Afeganistão e em seguida o Iraque, tendo além de militares americanos, soldados franceses, ingleses, entre outros. O Oriente média e seus conflitos são sempre acompanhados pela OTAN, e o grande objetivo é que não ocorra uma terceira guerra mundial, tendo além disso uma defesa contra inimigos que possam causar terrorismo, o que explica a OTAN seguir atuando mesmo após o fim da União Soviética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA