Alguns Filmes conseguem nos marcar por conta de suas histórias, pelo fato do roteiro trazer verdades vividas pelo seu público em geral. Gilbert Grape é um desses Filmes, um sucesso dos anos noventa que não envelheceu com o passar dos anos, muito por conta da solidez de sua história e a profundidade do seu roteiro. Lançado em 1993 o Filme nos traz a história de Gilbert, interpretado por Johnny Depp, que após a morte do pai acabou se tornando o responsável pela família. Acontece que sua família não é muito fácil de se lidar, já que sua mãe é uma mulher depressiva que vive na cama, enquanto seu irmão Arnie, personagem de Leonardo Di Caprio, possui autismo e as vezes Gilbert precisa entrar em cena para conseguir ajudá-lo em situações complicadas. Tudo muda quando a jovem Becky passa pela cidade e apresenta para Gilbert um novo horizonte, uma nova possibilidade e visão de vida.
Gilbert Grape e a importância do irmão mais velho
segunda-feira, 2 de novembro de 2020
É muito bom ver Depp e Di Caprio juntos, já que a química entre os dois é excelente, mesmo que durante as gravações eles terem tido problemas, pois Depp assume que perturbou muito o jovem Di Caprio. Aliás este foi um Filme que levou Leonardo Di Caprio a ter a sua primeira indicação ao Oscar. Neste texto gostaria de focar no relacionamento entre os dois irmãos, e a importância de Gilbert na vida de Arnie. Lidar com irmão mais novo não é fácil, eu sei, sou irmão mais velho e sei das responsabilidades que um bom irmão mais velho enfrenta. Acontece que é muito mais difícil quando seu irmão enfrenta problemas de saúde, como é no caso de Arnie. No Filme vemos Gilbert indo atrás de Arnie, inclusive para tirá-lo de cima de uma Antena de transmissão. O legal é que Arnie trata Gilbert como seu herói, se inspirando no seu irmão mais velho, e Gilbert sabe disso. Em meio a tanto problemas, Gilbert deve abrir mão de sua vida por conta da família? Já vi caso de filhos que não casaram para cuidar da mãe. O quanto isso é justo? Se Gilbert sair de cena a família vai mesmo desabar?
Gilbert criou laços fortes com a família e sabe do papel que ele possui dentro de casa. Ele é a base de segurança para todos em sua casa, sempre responsável e disposto a servir a seu lar. Acontece que isso limita ele, o impede de viajar, de viver coisas novas, de viver a sua história. Sem Gilbert as coisas ficam difíceis? Sim, ele tem sua importância, mas não é o fim do mundo, as pessoas conseguem continuar em frente. Ninguém pode ficar preso por causa de ninguém, ao menos que queira abrir mão disso por conta de alguém. Um filho não pode deixar de casar por conta que a mãe ficara sozinha, um irmão ais velho não pode deixar de viver a sua vida por causa dos mais novos. Quando o mais velho se movimenta, os mais novos precisam se movimentar e assumir seu papel. Me lembro que quando me casei também tinha medos de deixar minha mãe e irmãos mais novos para trás. Mas conversei com meu irmão, expliquei que agora era a vez dele assumir a responsabilidade. O resultado? Eu cresci, ele cresceu, todos seguiram em frente. Gilbert não perde a posição de irmão mais velho de Arnie, mas a sua vida não pode travar por conta do Arnie e sua mãe. O irmão mais velho é importante, mas não pode perder sua individualidade por conta do contexto geral.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário