Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A Reforma Protestante

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

No dia 31 de Outubro normalmente se comemora o Halloween, que acabou se originando nos Estados Unidos. Mas saiba que nessa mesma data, em 1537, foi o dia de um dos maiores eventos do Cristianismo, a Reforma Protestante. Em meio a um tempo onde existia uma escuridão em meio a Religião, onde pessoas não sabiam o que a Bíblia realmente dizia, um homem chamado Martinho Lutero se levantou naqueles dias na Alemanha para mostrar para todos o que de fato a Bíblia dizia a respeito de Deus e daquilo que Ele tinha para o seu povo. Para quem não sabe, as Missas eram realizadas em Latim, e assim o povo leigo nada entendia e pouco questionava. Muitos lideres da Igreja vendiam as famosas indulgencias, ou seja, levavam pessoas a comprar o perdão de pecados e uma vaga no Céu. A Igreja era religiosa e vivia um comércio, mas Lutero buscou trazer a verdade para o povo.


Tudo começou muito antes, e outros homens já lutavam contra a Igreja Católica e sua forma de lidar com a Teologia e ensinos cristãos. Em 1415 o pré reformador Jan Huss foi morto por também criticar as mesmas coisas que Lutero viria a questionar. Antes de morrer, Huss disse que estavam queimando um ganso, mas apareceria um Cisne que eles não iriam conseguir queimar. Ele se referia de forma profética a Lutero, que na verdade não queria sair do Catolicismo, mas queria uma reforma no ensino, mostrando que havia muita coisa errada acontecendo. A Igreja Católica era autoridade naqueles dias e ir contra ela trazia consequências terríveis. Lutero não queria seguir a vida religiosa, mas após uma experiência acabou se tornando Padre, para então questionar os ensinos e atitudes até do próprio Papa. Foi assim que Lutero pregou nas portas da Igreja de Wittenberg as famosas 95 teses, onde mostrava as verdades contidas na Bíblia, onde cinco pontos se tornaram os mais conhecidos: somente a fé, somente a Escritura, somente Cristo, somente a graça e somente a glória de Deus. Através da Imprensa da época, as 95 teses abalaram a cidade e a Igreja daqueles dias.

A atitude e ousadia de Lutero trouxeram diversas consequências até os dias de hoje. Foi através da Reforma que houve o surgimento do Protestantismo, que foi uma vertente do Cristianismo que rompeu com a Igreja Católica, já que Lutero foi excomungado e perseguido pela Igreja. Lutero combateu o Clericalismo e o Templismo, mostrando que todos poderiam ter acesso a Deus e herdeiros de sua graça. Ou seja, o amor de Deus não era para alguns e você não precisaria pagar pelo perdão de Deus. As ideias de Lutero se espalharam como vento por toda Europa, trazendo conversão de diversas pessoas e sendo levantados outros reformadores, como Calvino na Suiça e Philipp Melanchthon na própria Alemanha. Foi assim que o Protestantismo foi se consolidando, vindo a nascer diversas Igrejas e denominações protestante. A Alemanha teve a sua mentalidade transformada através da Reforma Protestante, nos mostrando que a verdade deve estar acima de regras e religiosidade. Com certeza não haveriam mudanças na Igreja se Lutero não tivesse pregado e ensinado suas 95 teses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA