Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Pelé, o homem que revolucionou o Futebol

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Eu sei, você que é mais novo, da geração de Messi e Cristiano Ronaldo acabara não concordando muito, achando que estou valorizando demais aqueles tempos. Talvez você diga que o Futebol era outro, a bola diferente, os Goleiros mais bobos e não existia marcação. A questão não é essa, mas que Pelé mudou o jogo na época, e as consequências foram gigantes, atingindo até mesmo os grandes jogadores dos dias de hoje. Sem Pelé o Futebol seria outro hoje, os jogadores não seriam tão fortes e explosivos. Digo mais, sem Pelé não seriamos Penta campeões, a seleção brasileira não seria respeitada como é hoje. Os artilheiros não iriam em busca dos mil gols e nem teríamos a tal rivalidade entre ele e Maradona. O jogador brasileiro começou a aparecer para o mundo aos 17 anos na Copa de 58, e o resto é história. E que história: gols, títulos, recordes e o apelido de Rei do Futebol.


Eu nunca vi Pelé jogar, apenas os seus vídeos de lances e gols. Cresci vendo que ele foi o menino de 17 ano que trouxe o título mundial para o Brasil, que fez mais de mil gols e fez o Santos ser conhecido mundialmente. Mas sempre que perguntei para aqueles que o viram jogar a resposta era sempre a mesma, que Pelé era um jogador fantástico, que pouco errava e era vencedor. Meu avô viu Pelé e era santista por conta dele. Ele me dizia que nunca viu Pelé isolar uma bola para cima do gol. Meu pai também virou santista por conta do Pelé, e me falava que o craque parou uma guerra, fazia muitos gols e que foi o melhor que viu jogar. A maioria das pessoas daquela geração se tornaram santistas por conta do craque camisa 10. Aliás, a camisa 10 só possui essa aura que hoje tem por conta do Pelé, que fez daquele numero o símbolo do melhor do time, daquele que chama a atenção de todos. Imagine só, um menino de 17 anos fazendo gol em uma final e levantando a taça do mundo. Era só o começo, Pelé só estava começando.

Pelé fez o Santos ganhar o cenário mundial. Sabia que a equipe paulista deixou de ganhar mais títulos por conta de investir em turnês mundiais jogando apenas amistosos? Uma guerra até parou para verem Pelé jogar. Ainda bem que o craque também emprestou o seu talento para a camisa amarela do Brasil, onde após 58 teve também sua parcela de contribuição em 62, para então chegar o auge em 70. A melhor Copa de Pelé foi em 1970, onde teve lances memoráveis para fechar o torneio como campeão e melhor jogador. Como grande nome da época que jogou, o mundo parou para vê-lo chegar ao milésimo gol, e quando o marcou não teve mais jogo, pois a torcida e jornalistas invadiram o gramado. Pelé tinha força física em um tempo onde os jogadores não se preocupavam com a parte física. Por isso era explosivo, tinha bom cabeceio e ótima finalização. Após encerrar a sua carreira o craque foi para os Estados Unidos, e no time do Cosmos foi o embaixador do Futebol no país, e muito do que vemos hoje no país americano é um legado dos tempos do Pelé. Não deveria existir discussão, Pelé é o melhor jogador da história, pois não apenas ganhou, mas revolucionou o Futebol.

2 comentários

  1. Ótimo texto! Não apenas pelos números ou conquistas; mas sim pela revolução!
    Pelé o Maior da História.👑

    ResponderExcluir

 

POPULARES DA SEMANA