Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A invasão dos treinadores portugueses no Brasil

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Em 1500 os portugueses chegaram em nossas terras, pois descobriram o novo mundo e assim colonizaram o Brasil. Agora, muitos anos depois disso vemos uma nova invasão de Portugal, através do futebol. Não é segredo de que os treinadores portugueses tem conseguido um sucesso muito grande por aqui, e isso tem atraído cada vez os olhares dos clubes nacionais, que a cada mudança na equipe, pensam em um técnico que venha do país europeu. Os nomes de maior sucesso até o momento são o de Jorge Jesus e Abel Ferreira, mas a cada temporada somos levados a conhecer novos nomes. Qual será o futuro do futebol brasileiro? Ainda existe espaço para os treinadores brasileiros?


Outros treinadores vindo de Portugal já vieram treinar clubes por aqui, inclusive Paulo Bento, que no passado treinou a seleção portuguesa. No comando do Cruzeiro ele não teve muito sucesso, e parecia que não haveria espaço para técnicos estrangeiros. Tudo mudou após a Copa de 2014, quando a seleção brasileira levou 7 a 1 jogando dentro de casa. Sendo assim, começaram a caçar um culpado, e a culpa caiu sobre os treinadores brasileiros, que foram taxados de ultrapassados e sem conhecimento tático. Felipão, antes um herói nacional por ter ganho o Penta, se tornou uma vergonha para muitos torcedores. Quando Jorge Jesus chegou para dirigir o Flamengo vimos um outro tipo de futebol. Jesus conseguiu fazer o time jogar de uma maneira muito leve e bonita, diferente do jogo de reação apresentado por diversos times no Brasil. O sucesso do trabalho dele rendeu uma Copa Libertadores e um Campeonato brasileiro no mesmo ano para os flamenguistas. Até os dias de hoje o Flamengo ainda é ligado emocionalmente ao treinador português.

O trabalho de Jorge mostrou que existia uma grande diferença entre ele e os treinadores brasileiros, e isso se confirmou ainda mais quando o Palmeiras trouxe Abel Ferreira para o Brasil. Com ele o Palmeiras é o atual bi campeão da Libertadores e tem revolucionado a maneira de pensar futebol em nosso país. Agora parece que existe uma formula mágica, ou seja, se o time esta ruim basta contratar um treinador português. Acredito que talento não tem nada a ver com nacionalidade, mas com trabalho, estudo e dedicação, algo que infelizmente muitos de nosso técnicos não possuem. Infelizmente paramos no tempo, e não consigo ver um novo treinador que se destaque. O ultimo com sucesso por aqui foi Cuca, que teve uma ótima temporada em 2021. Mas os portugueses são os melhores? Alguns sim, outros não. Quando se começa a contratar todos por conta de uma nacionalidade acabamos vendo que existem mal e bons técnicos. O Corinthians hoje esta com Vítor Pereira e o Flamengo com Paulo sousa., que no caso, são bons, mas já vieram outros técnicos ruins também. Os portugueses trazem uma visão diferente sobre o futebol e se destacam, mostrando que o mais rápido possível precisamos ter treinadores brasileiros que se dediquem ao estudo para atuarem melhor. Na verdade Portugal esta ajudando a despertar nossos profissionais, e isso é algo bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA