Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O universo dos filmes de Kleber Mendonça Filho

quinta-feira, 5 de maio de 2022

O cinema nacional possui ótimos diretores, e um deles se chama Kleber Mendonça Filho, que com origem nordestina não deixa de falar de suas raízes em suas produções. Além disso, Kleber sempre busca fazer criticas sociais em seus roteiros, não escondendo suas opções politicas. Com três filmes lançados em sua carreira, acompanhamos personagens bem desenvolvidos tendo que lidar com diversos conflitos como preconceitos ou abusos sociais. Em 2012 ele lançou "O som ao redor", em 2016 foi a vez de "Aquarius", e seu último lançamento foi "Bacurau", em 2019. Vamos neste texto falar desse universo criado pelo diretor, que apesar de não ser compartilhado, parecem que tudo esta acontecendo ao mesmo tempo.


Os filmes de Kleber se passam no cotidiano nacional, mostrando o relacionamento de pessoas comuns com outras pessoas comuns, que acaba trazendo leveza para a trama e nos aproximando dos personagens. Vemos cenas com os atores percorrendo ruas, andando em meio a prédios, tendo conversas que poderiam ser vivida com cada um de nós. Não existe fantasia em suas tramas, o que existe é vida real, e Kleber é muito bom nesse tipo de temática. Em "O som ao redor" vemos um bairro de Recife tendo que lidar com a chegada de uma empresa de segurança, que força a presença no local, obrigando os moradores a manter o trabalho deles. Em meio a esse pano de fundo percebemos que existe muito mais por trás de apenas um trabalho comum. Quem nunca passou por isso? Ser obrigado a pagar por um trabalho que não foi você que contratou, mas se vê obrigado a pagar por medo ou insegurança. O filme é muito bom, com destaque para o ator Irandhir Santos.

Falando em atores, muitos deles são presença garantidas no universo de Mendonça, como por exemplo Irandhir Santos, que participa de outras produções do diretor. Sônia Braga repete a dobradinha com Kleber em dois filmes também. Recife acaba sendo o pano de fundo para os roteiros escritos pelo diretor, mostrando que no nordeste também existe criatividade, rompendo assim com o eixo Rio-São Paulo. Outro ótimo filme é "Aquarius", que traz Sônia Braga como protagonista. O roteiro mostra a atriz sendo forçada a vender o apartamento para uma construtora, que após as primeira recusa começa a prejudicar e ameaçar a protagonista para alcançar seu objetivo. Novamente vemos uma critica social sendo apresentada durante toda produção. Por fim, Kleber nos trouxe o premiado "Bacurau", onde mostra um povoado do sertão brasileiro sendo atacado por pessoas que não conhecem. Kleber Mendonça é um dos melhores diretores da atualidade, conseguindo usar seus filmes para transmitir mensagens e criticas sobre diversas áreas do Brasil. Olho nele e em suas próximas produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA