Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

5 Centímetros por segundo

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Makoto Shinkai é um dos grandes diretores de animação japonesa, e na minha opinião, atualmente é o que melhor cria histórias com um roteiro profundo e uma animação belíssima. O anime foi lançado em 2007 e conquistou os amantes da animação, levando Makoto a ser reconhecido mundialmente pelo seu trabalho. 5 centímetros por segundo é um romance que atravessa os anos, falando sobre distância, saudade e amor da juventude. Além disso o anime possui uma trilha sonora muito bonita, além de um visual muito realístico, que retratam perfeitamente os cenários das cidades japonesas. A trama questiona se amizades duram para sempre e se elas podem se transformar em amor.


O roteiro divide o anime em três partes. A primeira mostra a amizade entre Toono e Akari, quando ainda crianças gostam de ver juntos o nascer das Cerejeiras. Akari veio transferida para a escola de Toono e a amizade entre eles foi se fortalecendo e crescendo, até o dia em que ela disse que iria se mudar, e assim temos a primeira separação entre eles. Um ano depois Toono decide pegar o trem para visitar a amiga, o que se torna uma viagem angustiante, pois com o mau tempo o trem para e ele chega muito tarde no local de encontro, mas Akari esta lá esperando por ele. Vivemos a sensação de torcer por ele dentro do trem, mas também nos alegramos com o encontro entre eles e o primeiro beijo. Toono avisa que vai se mudar para o interior do Japão, aumentando ainda mais a distância entre os dois. Apesar disso, eles seguem se comunicando por cartas e mais tarde via mensagens de celular, mas as coisas não são mais as mesmas, e as linhas de trem nos mostram como estão longe um do outro.

A segunda parte traz Toono já mais velho na nova cidade se preparando para ir para a faculdade. Quem acaba se apaixonado por ele é a jovem Kanae, que tenta se aproximar dele, mas percebe ele muito triste e distante. Temos cenas que mostram Toono em cima de uma montanha pensando em Akari. Por fim, a terceira parte já mostra o protagonista em Tóquio, mas a tristeza consome ele aos poucos. Mesmo tendo até um relacionamento ele não consegue dar continuidade, já que seu grande amor sempre foi Akari, que também seguiu sua vida, mesmo guardando no coração os momentos com o amigo. Infelizmente Toono não conseguiu seguir em frente, sua vida parou por conta de um amor não vivido. No fim, vemos os dois passando pela linha de trem da cidade de quando eram pequenos. Os dois se cruzam, ele olha para trás, mas um trem passa na frente. No fim, ela já não esta mais no lugar. 5 centímetros por segundo é um filme triste, de uma amor que nunca aconteceu, daquelas histórias que poderiam ter sido linda, mas não virou uma realidade. Nos faz refletir sobre momentos e pessoas que passaram por nossas vidas, mas que não deu certo. É uma ótima estreia de Makoto Shinkai, que nos mostra a realidade da vida, onde nem tudo acontece da maneira que desejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA