Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Se emocione com Finch

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

No filme lançado pela Apple no último ano, uma história apocalíptica nos é apresentada, onde o mundo esta destruído por causa de um desastre natural. É neste novo mundo que vive o homem de meia idade chamado Finch, que dentro do seu trailer busca sobreviver junto o seu cachorro chamado Goodyear. Logo no inicio da trama Finch faz a sua melhor criação, um robô inteligente, que durante o filme se da o nome de Jeff. O protagonista criou o robô com uma missão principal, de seguir cuidando de Goodyear quando ele morrer. Apesar de um contexto que envolve ficção cientifica a trama traz um outro assunto como tema, as relações e a busca pela própria humanidade.


A trama é simples, mas me emocionou, porque fala de nossa humanidade e com o desenvolver da história, acabamos por nos emocionar. Tom Hanks é o ator que segura toda base do filme, e em alguns momentos nos lembramos do seu famoso filme, chamado Náufrago. Novamente Hanks atua muito bem, conseguindo segurar a produção atuando apenas com uma máquina e um cachorro. Outra coisa nos chama a atenção é a belíssima fotografia em "Finch". Em meio ao deserto temos cenas magnificas envolvendo Jeff e Finch. Uma das cenas mais bonitas é quando Jeff dorme sozinho fora do trailer. O roteiro possui um problema, pois em um momento tenta nos mostrar uma ameaça, mas nunca apresenta qual é de fato essa ameaça. Mas tudo bem, não é por esse caminho que o roteiro busca andar. Finch esta doente e sabe que vai morrer, então o seu objetivo é ensinar Jeff a cuidar do cachorro, e é através dessa jornada que vemos o robô se desenvolver, aprendendo mais sobre o comportamento humano, principalmente quando ele escuta as histórias do protagonista, das quais gosta muito de ouvir.

O diretor usa de todas as táticas para nos emocionar, e ele consegue. Jeff é engraçado, é curioso e é verdadeiro. Com Finch ele aprende sobre lealdade, sobre cuidado e também sobre confiança. O robô busca ganhar a confiança de Goodyear e torcemos por isso também. Junto com Finch queremos que ele traga a maçã de volta para Jeff. Podemos dizer que o filme é um road movie, já que ele percorre os EUA com um trailer, enquanto a aventura se desenvolve. O roteiro traz uma sensibilidade que é perceptível, e nos emocionamos com a morte de Finch, que já é esperada desde o começo. Como Jeff irá lidar com isso? Vemos que ele aprendeu com Finch a ser mais humano, e sem qualquer explicação cientifica começamos a ver Jeff ganhando inteligência. O robô mostra lealdade com seu criador, e quer sempre protege-lo, fazendo valer as leis da robótica que é bem conhecida no mundo da ficção. Comparações com Wall-E também podem ser feitas, e assim como na animação, nos apegamos a Jeff e seu desejo de querer aprender, chegando até mesmo a renovar a esperança em Finch. O filme conclui muito bem, onde vemos a conexão entre a máquina e um cachorro. A cena deles na ponte de São Francisco é bonita e emociona. Sim, o filme é uma ótima produção protagonizada por Tom Hanks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA