Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Os jovens canadenses vencem a ATP CUP 2022

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Não me lembro de ter visto uma geração de bons jogadores vindo do Canadá, mas nos últimos anos jovens talentosos apareceram no país, onde cada um deles vem conseguindo bons resultados no circuito de Tenis. Apesar de terem sido a melhor seleção escalada neste ano, com dois top 10 no time, ainda assim não eram os favoritos para vencerem. Muito por causa da pouca idade dos tenistas e também pela experiência de seleções como a da Espanha e da Rússia, a atual campeã do torneio e também da Copa Davis. A campanha foi incrível, pois mesmo em um grupo fortíssimo, os canadenses conseguiram a classificação e derrotaram na final e experiente armada espanhola.


Na primeira fase o grupo do Canadá era composto pela Alemanha e pela Grã-Bretanha, além de também terem a companhia dos EUA. Era complicadíssimo passar dessa fase, mas os canadenses conseguiram vencer cada desafio, mesmo que de inicio não teve Shapovalov, na derrota contra os americanos. A partir de então as coisas melhoraram, e com o comando capitão Alliassime, o Canadá garantiu vaga na fase eliminatória, até mesmo lutando contra a Alemanha de Zverev. Aliassime diz que a vitória veio por conseguirem perseverar, mesmo após perderem os quatro primeiros jogos do torneio. Shapovalov e Aliassime são os grandes talentos do país, que ainda tiveram nas duplas a ajuda de Steven Diez e Brayden Schnur. Ou seja, o Canada foi completo para a ATP Cup, e o resultado foi muito positivo. Na semi final um jogo duríssimo contra a Rússia, que só foi decidida na partida de duplas, e no último set, com vitória dos dois top 10 canadenses contra os russos.

A final também tinha tudo para ser um jogo bem disputado, mas na prática vimos que o maior desafio foi a vitória contra os russos. A Espanha não veio com Nadal, deixando Bautista Agut e Carreno Busta como titulares. A ATP Cup foi decidida em duas partidas, onde na primeira vimos Aliassime derrotando Bautista por 7/6 e 6/3. Na segunda partida foi a vez de Shapovalov derrotar por 6/4 e 6/3 o espanhol Carreno Busta. Na terceira edição do torneio, temos um terceiro vencedor diferente, mostrando o equilíbrio do Tenis masculino. O problema é que isso não garante que a ATP Cup continue nos próximos anos, devido ao baixo interesse do público, tanto nas arquibancadas australianas como também na televisão. Os jogadores também começam a olhar o torneio apenas como uma pré temporada, já que ocorre antes do primeiro Grand Slam do ano. Os grandes tenistas não se fizeram presente nesta edição, como no primeiro ano. Não tivemos Nadal ou Djokovic, e um estádio meio vazio acompanhou a final de 2022. O Canadá que não tem nada com isso venceu a competição, mostrando a força dos jovens da nova geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA