Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Os 5 melhores times do Brasil em Copa do mundo

terça-feira, 23 de junho de 2026

A Copa do mundo, torneio que ocorre a cada quatro anos marca as pessoas profundamente, com muitas pessoas dividindo o ciclo da vida em Copas. Pois bem, ao longo de muitas edições, o Brasil, maior campeão o torneio, teve vários elencos marcantes, dos quais quero trazer aqui quais foram as seleções que jogaram melhores. Nossa lista não traz apenas os melhores no papel, mas os times que desempenharam um futebol de resultado, deixando a memória de muios fãs de futebol marcada para sempre.

1-) Seleção de 1970


O time que ganhou o tri campeonato no México marcou uma geração pelos mais diversos fatores. Nosso país vivia um tempo de Ditadura militar, e a esperança do povo por dias melhores estava nos pés daqueles craques. O elenco comandado por Zagallo era cheio de camisa dez, com Tostão, Rivelino, Gerson, Jairzinho e principalmente, o rei do futebol, Pelé. O México jamais se esqueceu da magia da seleção de setenta, que coroou Pelé como o rei, com o craque espantando os traumas do passado, sendo o melhor jogador do torneio. O Brasil se tornou o primeiro tri campeão, ao derrotar a Itália na final. Boas jogas e domínio técnico marcaram essa equipe, para sempre na memória dos brasileiros.

2-) Seleção de 1982


É possível um time perder e ainda assim ficar na memória da história do futebol? Sim, e um dos times que conquistou esse feito foi o elenco de 1982, que jogava o fino da bola, com um elenco que contava com Zico, Sócrates e Falcão no auge. O toque de bola, o jogo dinâmico e ofensivo focaram na memória de todos. Quando o Brasil perdeu para a Itália e foi eliminado, jornalistas e o povo choraram, pois era a morte do jogo bonito. Telê Santana, o treinador, foi aplaudido de pé por todos na sala de imprensa. Até hoje as pessoas que viram a seleção de 82 sentem muito por essa equipe não ter sido campeã. O futebol nacional nunca mais foi o mesmo após essa perca, e aqueles jogadores acabaram sendo uma geração sem Copa, mesmo apresentando o futebol mais lindo do mundo, que influenciou anos mais tarde o grande treinador espanhol chamado Guardiola.

3-) A seleção de 1958


Um elenco clássico, esquecido por conta do reflexo do tempo, mas ainda assim, responsável pela primeira grande alegria do povo brasileiro em Copa do mundo. O futebol era outro, o mundo era ouro, mas os craques estavam lá, e conseguiram mostrar o que era o futebol brasileiro. A equipe contava com nomes como do artilheiro Vavá e do habilidoso Didi. Mas foi ao longo da competição que ois atletas trouxeram a essência do futebol brasileiro. Estou falando de Garrincha, o gênio das pernas tortas, que encantava com seus dribles, e também e Pelé, que com apenas dezessete anos, acabou sendo decisivo no torneio, marcando vários golaços.

4-) A seleção de 2002


O time que conquistou o penta campeonato chegou sem esperanças altas para a Copa em 2002, mas acabou ganhando forças ao longo da competição, contando com o retorno do Ronaldo após anos afastados por conta do seu joelho. A seleção ainda contava com um jovem Ronaldinho, que ainda não era o gênio do Barcelona, mas já mostrava seu potencial. Rivaldo era o camisa dez decisivo. Mesmo com guerra de egos, o chamado "Três Erres" decidiram a Copa, sendo a última seleção brasileira a ter ganhado uma Copa do mundo. Ainda que quatro anos mais tarde o elenco fosse ainda melhor, foi em 2002 que eles conseguiram a taça.

5-) A seleção de 1994


Muitos podem questionar a escolha desse time treinado por Parreira, mas ele foi muito eficiente naquilo que se propôs a fazer. A base era forte, a defesa confiável,o meio campo seguia as instruções, e a dupla de ataque formada por Bebeto e Romário marcavam os gols. Só por termos Romário em sua melhor forma já era motivo da equipe estar em nossa lista. O problema é que os amantes do futebol de 82 não aceitavam o jeito burocrático de 1994. Mas não podemos negar, esse elenco conquistou a quarta estrela, e se mostrou forte o bastante para vencer. E não tem como, a dupla Romário e Bebeto será sempre a melhor dupla de ataque do Brasil em Copas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário