Uma grata surpresa na produção de animes é uma viagem para os tempos da juventude, levando aqueles que o assistem a embarcarem em uma grande nostalgia. Em "Sakamichi no Apollon" temos uma trama que envolve drama e romance, com uma ótima trilha sonora de fundo, tendo o Jazz como o som que percorre a vida de todos os personagens. Contando com doze episódios que foram lançados em 2012, a obra é uma adaptação de um mangá que teve dez volumes. O anime cobriu toda a serialização, fazendo apenas com que os últimos episódios tivessem uma velocidade maior para adaptar todo o mangá. Toda a história do anime se passa no verão de 1966, quando vemos estudantes do Japão lidando com toda a estrutura da época, que tinha o Jazz como boa música e um crescimento do rock and roll.
Sakamichi no Apollon
domingo, 24 de novembro de 2024
Tudo começa quando o introvertido jovem chamado Kaoru chega na sua nova escola, no interior do Japão, na cidade de Kyushu. Em sua chegada, o jovem não é bem recebido, recebendo bullyng de outros alunos. Tudo muda quando ele acaba conhecendo a jovem Ritsuko, que é filha do dono de uma loja de discos. Outro personagem que Kaoru conhece é o encrenqueiro Sentarõ, que está sempre brigando com alguém na escola. O que une os dois garotos é a música, pois Sentarõ é baterista e Kaoru toca piano. Eles começam a usar a loja de Ritsuko para tocarem um bom jazz, e se unem ao enigmático Jun, que toca trompete e sempre esteve envolvido com o mundo da música, sendo uma inspiração para Kaoru e Sentarõ. Uma outra personagem que se une a eles é Yurika, uma linda garota da qual Sentarõ fica interessada, ainda mais quando ela pinta um quadro sensual de Sentarõ. A trama vai nos revelando a profundidade de cada um do anime, e nos mostra que Sentarõ acabou sendo criado pelos avós e conhece Ritsu desde pequeno. Kaoru se apaixona por Ritsuko, mas sabe que ela gosta de Sentarõ. Temos assim um triangulo amoroso, do qual muitos de nós já tivemos, aquele amor que não foi correspondido.
Em uma noite de natal, em meio a neve, Kaoru se declara e beija Ritsuko, mas ela corre dele. Em certo momento ela tem a oportunidade de ter algo com Sentarõ, mas ela percebe que ganhou sentimentos pelo Kaoru, não ficando com Sentarõ. Um episódio muito bonito é quando Kaoru vai até Tóquio para reencontra sua mãe junto com Sentarõ, que acompanha o amigo. Mesmo após passar o dia com a mãe, Kaoru acaba por não perguntar o motivo dela ter o abandonado. Outro ótimo momento do anime é quando eles tocam juntos com Jun em um bar de jazz, e mesmo com problemas ele entendem que isso é o jazz, o inesperado faz o estilo musical ser bom. Aos poucos vemos que Jun é um homem comum e frustrado, já que no passado abandonou a politica estudantil. Seu grande momento é quando ele vai embora para Tóquio, e acaba por levar Yurika com ele, após puxá-la ao vagão, pois ela queria viver seu amor com ele, mesmo sem os pais apoiarem. A amizade de Sentarõ e Kaoru é abalada quando o baterista decide tocar rock no festival escolar com Matsuoka, mas que acaba terminando em um solo de bateria, piano e jazz entre os dois amigos. O final do anime é muito bonito e dramático, com Sentarõ sumindo após se envolver em um acidente de moto que feriu sua irmã. Kaoru segue a vida sem o amigo e chega a namorar com Ritsuko, mas tudo anda para frente, e a vida nos pede amadurecimento. Kaoru vai para Tóquio e com os anos se torna um médico. No hospital ele encontra Yurika, que esta gravida de Jun. Através dela ele descobre que Sentarõ virou um diácono na igreja. Ao se reencontrarem depois de tantos anos, tocam um jazz na igreja e também reencontra Ritsuko. "Sakamichi no Apollon" nos traz um recorte da juventude, muito comum para todos, um dos melhores momentos da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário