Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O lendário trio MSN do Barcelona

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

O clube catalão já teve diversas equipes muito boas, passando pelo Dream Team de Cruyff, as passagens de Ronaldo e Rivaldo, a grande fase do Ronaldinho e por fim o Barça do Guardiola, que revolucionou a forma de jogar futebol. Mas em 2014 o Barcelona conseguiu reunir os três melhores jogadores da América do sul do momento. Estamos falando de Messi, que vivia um grande momento, o atacante Luis Suarez que fazia gol de tudo quanto era jeito e por fim Neymar, o principal jogador brasileiro dessa geração. Sendo assim, o trio ganhou o apelido de MSN, com Xavi e Iniesta criando jogadas para esses craques. Vimos uma equipe catalã que encantou o mundo com o seu poder de ataque, tendo no comando o espanhol Luis Enrique, que já havia jogado no clube e estava treinando as equipes de base do Barça. O trio MSN durou de 2014 até o ano de 2017.


O Barcelona não estava bem, estava vendo o Real Madrid ganhar os principais títulos, sendo necessário uma revolução no estilo de jogo, e o acréscimo de sangue novo. Guardiola e o Barcelona viveram grandes momentos, mas o trabalho se desgastou e ele saiu, com a equipe não encontrando uma saída. Isso mudou com o MSN, que dominou a Espanha e a Europa. O início não foi fácil, tendo inclusive uma briga interna entre Messi e Luis Enrique, que não era uma pessoa fácil de lidar, sendo bastante exigente com seus atletas. Após conseguirem criar um ambiente agradável no elenco, as coisas foram se encaixando, com o trio Sul-Americano mostrando seu arsenal, com Neymar mostrando o máximo do seu potencial naqueles anos. Os três jogaram muito, jogavam por música, fazendo tabelas, criando jogadas e encantando os torcedores. O primeiro título da equipe nessa nova fase foi o campeonato espanhol de 2015, com Messi chegando a incrível marca de 43 gols marcados. Neymar balançou a rede por 23 vezes e Suarez 16. Mas o melhor ainda estava por vir, já que o time estava arrebentando na Champions League daquele ano. O problema é que havia um grande desafio, enfrentar o Bayern de Munique, comandado por Guardiola.

Esse duelo contra o Bayern foi um dos grandes momentos daquele time, quando em um Camp Nou lotado, Messi jogou muita bola na vitória por 3 a 0, abrindo o caminho para eles chegarem a final. 2015 foi um ano mágico para o MSN, que também venciam a Copa do Rey de forma invita. O MSN ainda seria campeão da Copa também em 2016 e 2017. O maior título do trio foi sem dúvidas a Champions League de 2015, quando venceram a Juventus por 3 a 0, com Neymar e Messi empatando na artilharia do torneio. Mantendo a base vencedora, o Barcelona já começou 2016 vencendo a Supercopa da UEFA. O Mundial da FIFA também entrou no currículo do MSN, já que eles também foram campeões ao derrotarem o River Plate por 3 a 0, com dois gols de Suarez e um do Messi. O próprio Guardiola dizia que era impossível ter um esquema que travasse o talento, e sendo assim, não dava para parar o Barcelona.  O Barça conseguiu o bi campeonato espanhol na temporada, mantendo o domínio dentro de casa. Neymar foi o grande nome em 2017, decidindo partidas importantes, como aquela reviravolta incrível contra o PSG no Camp Nou, mesmo com a equipe enfrentando instabilidades na forma de jogar. Ao fim da temporada 2017 vimos o fim do MSN, com a estranha saída de Neymar, indo para o PSG, pois queria ser protagonista e não ficar apenas na sombra do Messi. O argentino e o uruguaio tentaram convencer o brasileiro a ficar, mas Neymar decidiu sair, mesmo com Messi estando disposto a ser coadjuvante para Ney ser o Bola de ouro. Sendo assim tivemos o fim do melhor trio da história do Barcelona. Foram 110 partidas juntos, com 364 gols e 173 assistências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA