No dia 14 de abril desse ano fiz um texto aqui em nosso blog, falando a respeito da briga entre Elon Musk, dono da plataforma "X" e do ministro do STF Alexandre de Moraes. O que eu não esperava era que a rede social seria banida do país. Pois isso de fato aconteceu e a rede social, que antigamente era conhecida como Twitter, acaba de ser proibido de atuar no Brasil, em uma briga que vem acontecendo a alguns meses. Alexandre não concorda com a forma que Musk lida com a internet e como tem tanto acesso aos nossos dados, enquanto que Elon não concorda com tamanha autoridade que um ministro pode ter sobre uma nação, mandando mais que o presidente. Elon Musk entende que o que Alexandre faz é uma ditadura, prometendo agora forte oposição e exposição contra o ministro.
A guerra continua, "X" é banido do Brasil por Alexandre de Moraes
segunda-feira, 2 de setembro de 2024
Mas quais os motivos que levaram a plataforma tão conhecida e tão usada em nosso país a ser banida do Brasil? Conforme a briga entre Musk e Moraes foi acontecendo, o dono da empresa tirou seus representantes do nosso país, levando assim a plataforma a não ter nenhum representante legal no Brasil. Com isso, Alexandre de Moraes deu o tempo de vinte e quatro horas para que Elon mandasse algum representante. Quando isso não aconteceu, o "X" teve sua trajetória encerrada temporariamente por aqui, e se alguém acessasse a rede social por VPN receberia uma multa enorme. Isso é ruim para quem trabalha com o "X" e o usa como fonte de renda. O nosso blog não ganha dinheiro algum, tão pouco quem vos escreve, mas foi através do "X" que os nossos textos chegaram a ter uma divulgação maior, garantindo assim novos leitores e levando meus textos a terem muitas visualizações. Ou seja, para mim, o banimento da plataforma é muito ruim, colocando nosso blog no limbo da internet. Elon Musk chama de censura o que esta ocorrendo, cortando a liberdade de expressão das pessoas.
Mas porque não se pode falar no "X"? A rede social, desde que teve Elon Musk como dono, tem enfrentado muitas criticas, já que ele é uma pessoa de Direita assumida, fazendo com que a ala de Esquerda não goste de ter uma plataforma totalmente direitista, já que isso pode influenciar as eleições. Elon tem dito que a cada ano um país sofre com isso, chegando agora ao Brasil a censura das redes. O Marco civil da internet é uma lei que diz que uma empresa é obrigado a ter um representante legal no país que atua. Ou seja, Elon Musk desacatou uma lei, então nada mais justo que sua empresa perca a atuação por aqui. E agora qual o futuro do "X" no Brasil? Alexandre Moraes exige que a plataforma pague uma série de multas, além de enviar um representante ao nosso país. Musk garante que não vai se render a essa censura e não ira seguir aquilo que Alexandre pede. Sendo assim, temos um futuro cinzento para o "X", e não teremos a rede social nem tão cedo, o que é uma perca muito grande, tanto para a comunicação como também para a liberdade. Creio que Elon deveria sim enviar um representante legal e seguir atuando de forma correta no Brasil, mas não podemos negar que a cada ano que passa, a censura vai crescendo na internet.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário