Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

The First Slam Dunk

domingo, 1 de setembro de 2024

O que dizer a respeito do filme Slam Dunk, uma produção em anime baseado no mangá escrito por Takehiko Inoue, que para mim é o melhor mangaká do Japão. Para quem não sabe, o mangá foi desenvolvido nos anos noventa e foi um grande sucesso da Shonen Jump. A trama ganhou uma versão em anime, mas que acabou por não ter a sua conclusão na versão animada. Agora, muitos anos depois, finalmente temos a partida final entre Shohoku e Sannoh. Aguardei com muitas expectativas o lançamento do filme, mas para a minha surpresa, muitas coisas forma mudadas para essa nova produção dentro do seu roteiro. "The First Slam Dunk" acaba sendo uma obra que agrada os fãs mais antigos como também apresenta a trama para um novo público.


O anime começa de forma muito boa, mostrando os rabiscos de Inoue ganhando cor e vida com uma música de fundo. Mas quando a trama começa, por todo o filme senti que estava algo diferente, com poucas informações sendo dadas e um novo protagonista dentro da história. Não é que temos um novo personagem, longe disso, já que todos estão ali presente, mas o protagonismo do filme é alterado. No mangá o personagem principal é o ruivo Sakuragi, que começa a jogar basquete apenas porque quer impressionar uma garota. Aqui, o protagonista é Ryota, o armador da equipe. Já no inicio acompanhamos o seu drama familiar, quando ele acabou perdendo o irmão mais velho Sota, que também jogava basquete. A partir de então somos transportados para a partida entre Shohoku e Sannoh. O que me incomodou muito é que nada é explicado. Quem é o adversário? Qual campeonato? O que vale tudo isso? Para os fãs do mangá é nítido que é a partida dos nacionais, contra a equipe mais forte do Japão. Mas para quem é novo, apenas vê que a equipe branca é muito boa, mas não sabe o que vale tudo isso. 

Claro que temos um ponto positivo, onde a partida ganha um drama sensacional do inicio a fim. Mesmo sem dizer muito é possível perceber a importância desse jogo. Ao longo das duas horas de filme temos alguns flashbacks, que nos trazem as motivações de muitos jogadores, e de maneira rasa acabamos por ver que Mitsui era um encrenqueiro que começou a jogar basquete, que Akagi sonha em vencer os nacionais e que Rukawa é um jovem talentoso. A produção foi inteligente, pois não bastava agradar os antigos fãs, era necessário ganhar os novos. Sendo assim, a partida contra Sannoh é um show de interpretação, drama e importância. Conseguir sentir a necessidade da vitória, e comemoramos quando Shohoku vai diminuindo o enorme placar negativo ao longo do jogo. As cenas finais é digno de ser chamado de obra prima, com um silêncio acompanhando a comemoração de uma vitória. A produção, o desenho e os movimentos dos personagens é algo lindo. Slam Dunk é o melhor mangá que já li, e após assistir esse filme, podemos matar a saudade dos personagens que amamos. Por outro lado, o novo público é automaticamente puxado para conhecer essa história. Sim, vale muito a pena ver "Slam Dunk", mesmo que ao terminar me senti confuso, por não ser uma conclusão clara do mangá. Mas tudo  bem, a experiência com a partida e com o enredo nos emocionam e garantem o sucesso do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA