Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Pílulas azuis

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Através das histórias em quadrinhos é capaz de se contar os mais variados tipos de situações, sendo assim uma das vantagens de se contar tramas através das figuras e seus diálogos. Em "Pílulas azuis", o autor Frederik Peeters nos conta um recorte da sua próprias vida, ao tratar d um assunto delicado e que não é muito falado nas mídias. O tema em questão é a Aids, uma doença muito ruim que matou muitas pessoas. Por muito tempo, principalmente quando a doença surgiu, havia muito preconceito, com pessoas se afastando e isolando quem era positivo, sem ter nenhuma informação sobre o assunto. Frederik busca então nos contar como ele lidou com essa temática em sua própria vida.


Até onde vai o amor de alguém pela outra pessoa? Muito se fala sobre o amor emocional, do amor falado e chio de declarações. Mas e quando você precisa lidar com algo que pode afetar sua própria vida e gerar preconceito nas pessoas ao redor? Esse é o caso contado nessa HQ. O roteiro nos traz o jovem Frederik se apaixonado por uma garota chamada Cati. A primeira vez que Frederik a encontra já acaba tendo atração e querendo estar com ela, mas como acontece muito na nossa vida, nem tudo sai como penamos, e eles não chegam a namorar e ficar juntos nesse primeiro momento. Anos se passam  por coincidência, Fred mora no mesmo prédio de Cati, mas agora ela tem um filhinho pequeno. Sendo uma mulher divorciada, os dois começam a sair e se aproximam novamente. Os sentimentos de Fred continuam lá, ele quer ficar com ela, então Cati, tenso também sentimentos por ele acaba fazendo uma revelação, que ela possui Aids e o filho também é positivo. Mesmo com essa notícia devastadora, Fred aceita ficar com ela e com o seu filho, e é então que entramos nesse universo delicado. 

Ao entrar nesse mundo e o tratamento de uma doença cheia de mistério, passamos a ver como Fred lida com tanta coisa ao seu redor, e como o estilo de vida da família, apesar de diferente, consegue ser alegre e feliz para eles. Não podemos negar que os desafios são grandes, mas existe vida, mesmo com um diagnostico tão ruim. A HQ nos mostra como eles lidam com coisas comuns, como por exemplo no momento sexual, como que um pessoa saudável se relaciona com alguém que é positivo. Um outro momento importante é como que Fred tem lidar com sua própria família, já que os pais não sabem que a esposa tem HIV. Não pense que ele romanceia tudo, nada disso, já que temos momentos de stress e brigas. Por outro lado, ele busca desmitificar o assunto, falando sobre tratamento, estilo de vida e relacionamento com outras pessoas. Os desenhos são muito bem trabalhados e todo o contexto é bem apresentado. Mesmo tratando de um assunto pesado, a forma que a trama é contada é leve, já que por mais que se fale muito sobre a doença, o mais importante aqui é falar sobre amor, o quanto que estamos dispostos a ficar com aquela que amamos. "Pílulas azuis" é uma HQ fantástica, bonita e com muitas informações necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA