Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Mulheres de areia

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Uma das novelas mais importantes da televisão brasileira dos anos noventa sem dúvidas foi "Mulheres de areia", escrita por Ivani Ribeiro. Apesar do grande sucesso de 1993, a obra foi uma junção de duas histórias escritas década antes. A primeira versão de "Mulheres de areia" foi em 1973, mas que não chegou ao sucesso estrondoso de seu remake. Muito porque Ivani Ribeiro juntou esse roteiro com outra trama, chamada "O Espantalho", de 1977. Sendo assim, tivemos uma das novelas de maiores audiências dos anos noventa, com personagens icônicos, como por exemplo o Tonho da Lua interpretado por Marcos Frota, sem falarmos da ótima atuação de Glória Pires, dando vida a duas personagens com personalidade diferentes, as irmãs gêmeas Rute e Raquel.


A novela nos trouxe um elenco de atores da melhor qualidade, com grande nomes da Rede Globo, como por exemplo Raul Cortez, Suzana Vieira, Paulo Betti, Eduardo Moscovis, Viviane Pasmanter, Humberto Martins, Guilherme Fontes e tantos outros grandes nomes da atuação brasileira. A trama trazia a história das irmãs Rute e Raquel, que possuíam uma personalidade totalmente diferente. Enquanto Rute era uma professora de bom coração na cidade praiana chamada Pontal D'areia, sua irmã Raquel era ambiciosa e muito ruim. Além disso, os pais delas tinham preferências, onde o pai era mais apegado a Rute, enquanto a mãe apoiava os planos ambiciosos de Raquel. O único personagem que sabia exatamente quem era uma e a outra era Tonho da Lua, um escultor de areia, mas que tinha alguns problemas mentais. Esse personagem é inesquecível, principalmente quando ele dizia frases como "Rutinha é boa, Raquel é má". Marcos é o protagonista interpretado por Guilherme Fontes, que acaba se afeiçoando a Rute, mas após uma trama acaba se casando com Raquel. O casamento dos dois passa por turbulências e por fim acabam se separando, já que Raquel e muito difícil de lidar.

O grande clímax da novela é quando as duas irmãs acabam tendo um acidente no mar, por conta de uma tempestade, fazendo com que apenas Rute fosse encontrada. Para que Marcos não sofresse por não poder reatar com Raquel, ela passa então a se passar pela irmã e fica com Marcos fingindo ser a irmã ruim. Sendo assim, ela consegue finalmente estar com o homem que sempre amou, mesmo sustentando uma mentira. Por outro lado, Raquel acaba sobrevivendo e apenas a sua mãe abe disso. O clima fica tenso quando Raquel decide retornar e poder assim se vingar de sua irmã boazinha. Uma trama paralela muito boa é a de Malu, que sendo irmã de Marcos, é uma pessoa muito difícil de se domar, sendo bem interpretada por Viviane Pasmanter. O único que consegue dominar a garota é o capataz Alaor, interpretado por Humberto Martins. Temos momentos hilários entre os dois, já que Malu sempre busca aprontar e se fazer de difícil. Raquel em seu retorno perturba a vida de todos, querendo sua posição de volta. Apesar disso, após tanta maldade ela acaba falecendo, fazendo com que Rute possa finalmente ser ela mesmo, recuperando o perdão e confiança de Marcos. Assim, o casal que era para ter ficado junto desde o começo, após tantas reviravoltas, podem ser felizes juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA