Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Por quê Cavaleiros do Zodíaco marcou uma geração?

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Em 1994 o mundo era outro, as coisas não eram rápidas, onde Filmes e produções internacionais demoravam um pouco mais para chegar. Por isso, apesar de Cavaleiros do Zodíaco chegar no Brasil em 94, o Anime foi feito em 1986 no Japão. Ou seja, foram quase dez anos de espaço. Quer mais? Seiya e seus amigos não são assim tão badalados no Japão como no resto do mundo, mas foi aqui no Brasil que a coisa explodiu de vez, se tornando uma febre. Como uma criança dos anos noventa participei de todo esse fenômeno, vi como os Cavaleiros conseguiram ser assunto na Escola e seus produtos chegaram a atolar as lojas. Mas como tudo isso aconteceu? Na época a TV Manchete transmitia diversas Séries de Tokusatsu, quando decidiram apostar nas animações japonesas. Quando passou o comercial do Anime na TV eu logo fiquei impressionado e não demorou muito para me apaixonar pela história.


Após a estreia do Anime achei que era o único que tinha conhecido a trama, mas isso foi um engano, já que rapidamente o Anime conquistou o país inteiro. O que ajudou também foi a Revista Herói, que lançada toda semana trazia sempre em suas capas os guerreiros de Athena como tema. Enquanto a TV Manchete enrolava para passar episódios inéditos, a revista nos trazia todas as informações da trama, onde pouco nos importávamos com Spoiler, pois tudo era mais devagar. Não queríamos esperar, comíamos todas as informações relacionadas a Seiya e seus amigos. Quando os Bonequinhos foram lançados se tornaram campeão de vendas. Depois disso houveram Camisetas, Cadernos e os mais diversos produtos licenciados para serem vendidos no país. Acredito que Cavaleiros foi a primeira febre dos Animes no país, conseguindo assim trazer um "Boom" nas Televisões brasileiras, pois após Cavaleiros vieram diversos outros Animes. Sim, tudo começou com o "Meteoro de Pegásus" de Seiya. Apesar de ser violento a criançada não ligava, pelo contrário, se sentia atraída para assistir.

A cada semana recordes de audiência eram quebrados, levando a Manchete a colocar o Anime para ser transmitido várias vezes ao dia. Veio então o Filme, causando um alvoroço nos Cinemas, com sessões lotadas em todos os horários. Me lembro que vi a trama no Cinema, e que dia adorável, me lembro da emoção de cada cena. Cada vez que revejo o Filme sou transportado para a minha infância. Cavaleiros do Zodíaco marcou a minha vida e de todos da minha geração. Pergunte a qualquer pessoa com mais de trinta anos e ele vai te dizer que conhece Seiya e os guerreiros de bronze. Falar desse Anime é falar de nostalgia. É fácil percebemos os motivos do sucesso. Era algo novo, com uma trama bem desenvolvida apresentando lutas épicas, não tinha como não gostar. As armaduras eram atrativas, os personagens possuíam dramas pessoais e fomos apresentados a Mitologia grega. Todo o marketing relacionado a série alavancaram o sucesso, onde fomos apresentados até mesmo ao mundo da Dublagem. Tudo relacionado a Cavaleiros fazia sucesso, foi de fato uma onda bem sucedida. Olhando hoje podemos encontrar problemas na produção, mas nada apaga os sentimentos relacionados a obra. De fato, épica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA