Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

John Green, o Escritor que fala com os adolescentes

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Anos atrás resolvi ler um Livro que era sucesso, se tornando um Best Seller. Falo de "A culpa é das Estrelas", que com certeza se tornou o livro de maior sucesso do Escritor. Depois de ler esta história, que chegou a virar Filme, resolvi ler outros Livros dele. Assim consegui ter uma opinião maior da obra do Autor, percebi o seu estilo de escrita e assim tive uma visão final dos seus Livros. John Green não é o melhor escritor que já li, longe disso. Também não é um Escritor que ficara marcado para sempre, que ira ganhar um Nobel de Literatura. Mas ao ler seus livros consigo perceber que ele se comunica bem com a geração atual. É uma geração rápida e talvez em alguns momentos frágil, mas é exatamente ali que Green encontra o seu público, e é exatamente sobre isso que quero falar neste texto.


John Green já possui mais de cinco Livros lançados, e te confesso que não li todos, mas já li a sua maioria, o que me da um senso correto do caminho da escrita dele. Em "Culpa das Estrelas" vemos o romance impossível, apesar de bonito, onde ele consegue tocar muitos jovens, ao mostrar uma jovem doente se apaixonando por um menino que também esta enfermo, mas as conclusões só são solucionadas no final. O Livro é bem melhor que o Filme, possui sim momento bons, transmitindo muita leveza, apesar do tema central da trama. Gostei quando li, pois não é uma leitura complicada, e como disse, atinge os adolescentes em cheio. Aqui temos que ter uma certeza, os Livros de John Green não são para maiores de trinta anos, ainda que você goste. O seu público eu repito, são os adolescentes. Isso é muito bem mostrado em suas outras obras, como no seu livro atual "Tartarugas até lá embaixo", onde fala sobre crises de pânico, aceitação e abandono. Sinceramente, acho o Livro muito fraco, o pior que já li dele, mas o seus assuntos ali discutidos conversam bem com a geração atual. 

Em "Cidades de papel" somos levados a uma ventura, novamente são dois estudantes que nos levam pelo caminho da trama apresentada. Mais uma vez existe aqui o amor platônico e a busca pela solução do mistério. O que gosto neste Livro são das frases de efeito, algo que John Green faz muito bem. Este Livro também virou Filme, mostrando a facilidade que os Livros de Green possuem para serem adaptados. O Livro mais forte e que mais me surpreendeu foi "Quem é você Alasca?", talvez o meu favorito do Escritor. Alasca é uma garota sensacional, que transforma a vida do jovem Miles, que esta entrando na Faculdade. Olha a mensagem juvenil aqui novamente, mostrando como é entrar em uma Universidade e experimentar coisas e amigos novos. Em todas as suas obras John Green vai buscar falar do cotidiano juvenil, se tornando uma voz para a geração, principalmente a americana. De forma leve e apresentando os conflitos e dramas adolescentes, John Green faz sucesso e cria seu Nicho de fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA