O automobilismo brasileiro vive um dos seus melhores momentos da história, já que após vermos Gabriel Bortoleto vencer de forma consecutiva a Fórmula 3 e Fórmula 2, e ingressar na Fórmula 1, agora temos um novo piloto se destacando. Estou falando do pernambucano Rafael Câmara, que com apenas vinte anos, se tornou campeão da Fórmula 3 na temporada de 2025. Apesar de ser um pouco mais velho para a categoria, o piloto mostra que se preparou para esse momento, e já na estreia com a equipe Trident, foi dominante na categoria, ganhando o título de forma antecipada, antes do final da temporada.
Contando com um número menor de corridas do que a Fórmula 1, a temporada da F3 teve dez provas sendo disputadas pelos promissores pilotos, que desde cedo buscam o seu espaço no mundo do esporte a motor. A primeira prova foi na Austrália, e quem chamou a atenção de todos foi o brasileiro Rafael Câmara, que foi totalmente dominante, pois ele conseguiu largar na pole position, fez a volta mais rápida e foi o vencedor da corrida. O que parecia ser algo que poderia ter sido tratado como sorte, logo se provou que era puro talento, já que na prova seguinte, no Qatar, tudo se repetiu. Rafa arrebentou novamente, com pole position, volta mais rápida e mais uma vitória, já disparando em pontos na ponta do campeonato. Alguns pilotos que se destacavam e tentavam disputar o troféu eram o norueguês Noah Stromsted e o bulgaro Nikola Tsolov, mas que ainda assim não emaçavam tanto o brasileiro. Em Imola, o piloto Rafael ganhou sua terceira prova seguida no campeonato, assumindo totalmente a liderança.
Em Mônaco, o principal concorrente, Nikola, acabou ganhando, buscando quebrar a hegemonia brasileira na categoria. Após a quebra da sequencia, Câmara voltou a ganhar uma corrida, agora em Barcelona, onde levou a Trident a ser novamente dominante em todo fim de semana. A partir desse momento da temporada vários pilotos começaram a vencer em diversas provas, mas Rafael seguia marcando os pontos necessários para seguir na ponta da temporada. Tivemos James ganhando na Áustria e Noah ganhando na Bélgica. Em nenhum momento piloto brasileiro deixou de ser o primeiro, e voltou a ganhar uma prova com o primeiro lugar na Hungria, onde ele garantiu o título de forma antecipada, sendo campeão da F3 no seu ano de estreia na categoria, com a mesma equipe que Bortoleto foi campeão em 2023. Em Monza, na Itália, a Fórmula 3 teve o seu encerramento, e Rafa chegou na quinta colocação, apenas para marcar mais alguns pontos em seu ótimo primeiro ano. Sendo um piloto da academia Ferrari, Câmara parece ter um futuro promissor, e no próximo ano já estará pilotando na Fórmula 2, a um passo da Fórmula 1.

Nenhum comentário:
Postar um comentário