Nesta ultima semana fomos pegos de surpresa. Morreu o ator Chadwick Boseman, que lutou contra uma doença durante os últimos quatro anos, longe dos holofotes de todos, já que apenas a família sabia o que o ator estava enfrentando. Chadwick conseguiu o seu maior sucesso interpretando o herói da Marvel Pantera negra, onde conseguiu trazer uma aura gigante ao Filme, uma das melhores produções da franquia. Quando o ator filmou a trama, já estava começando a enfrentar a doença, mas ainda assim se manteve firme durante toda a trajetória de filmagens. Após Pantera negra, Chadwick emendou mais outros Filmes, enquanto passava por cirurgias e quimioterapias. O mais impressionante é que ele não deixou de trabalhar, não deixou de lutar, não deixou de viver os seus sonhos. Além disso, não havia vitimismo, não havia coitadismo, já que o ator estava presente, trabalhando e fazendo aquilo que ele chamou para fazer. Isso explica muito a aura que o Pantera negra possui, levando tanto o herói como o ator a deixarem uma marca na vida de muitas pessoas.
Me lembro do dia em que assisti Pantera negra nos Cinemas, e o tanto que aquele Filme impactou a mim e todas as outras pessoas que assistiam. Foi emocionante ver tudo aquilo que o herói representa. Não era apenas mais um herói, mas um personagem que representa muita coisa. Sabemos que os americanos vivem até os dias de hoje muita desigualdade racial, muita luta entre classes, produzindo muita briga e muita violência. Sabemos também que o povo negro sofre muito racismo ao redor do mundo e a cultura africana é pouco valorizada. Acontece que em Pantera negra tudo muda de foco. O herói é negro, a cultura é desenvolvida e muito bem apresentada. Não tem como não se emocionar ao vermos aquelas cenas em tela, ao vermos a grandeza de um povo muito sofrido. Quando Chadwick grita "Wakanda Forever" vemos um povo gritando, vemos um grito por liberdade e direitos iguais. Mas é também um grito de esperança, um grito de força, coragem e vida. Quando o Filme terminou parecia que estávamos vivendo um momento épico. Até hoje não sei explicar, mas sei o quanto Pantera negra representou para os negros ao redor do mundo.
Durante estes anos o ator Chadwick Boseman não revelou sua doença, mas seguiu vivendo a sua história e sua luta. Mas por quê? Nunca teremos a real resposta, mas consigo enxergar alguns pontos que o levaram a essa decisão. O ator sabia o que ele e o personagem representavam no imaginário de muitas pessoas, principalmente das crianças negras, que agora tinham um herói que se identificavam por completo. Talvez Chadwick não queria sair de cena e deixar de representar aquilo que o Pantera negra representava. Ele queria inspirar, queria dar esperança de que qualquer criança ou adulto poderiam ser heróis de suas histórias. Outro ponto relevante é que o ator chegou no topo, estava vivendo aquilo que ele batalhou anos. Não era agora que ele iria parar. Já sabendo de sua situação, buscou viver intensamente sua profissão e seu sonho de ser ator, gravando a quantidade de Filmes que conseguiu, mostrando a sua arte e deixando seu talento registrado. De forma triste e repentina o ator se foi, mas o legado ficou. Pantera negra nunca será só um herói, ele representa muitas coisas. Acredito que nada disso seria possível se não fosse a entrega e talento do verdadeiro herói: Chadwick Boseman. Wakanda Forever!
Uau, muito bom!
ResponderExcluir