Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Harry Potter e a Pedra Filosofal

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Existem alguns Filmes que se tornam maiores conforme o tempo vai passando. Filmes que quando lançados podem ser até de grande sucesso, mas que acabam se tornando épicos com o passar dos anos. Harry Potter é uma dessas histórias. Apesar de desde o inicio a saga do bruxo de Hogwarts ser um sucesso em vendas de livros e publico no Cinema, hoje percebemos com mais frieza de que de fato os Filmes de Harry Potter se tornaram épicos. A cada vez que assisto um dos seus Filmes vejo o tamanho do universo, o quão profundo é cada detalhe da trama e de seu roteiro. Esta saga contem elementos muito bons, desenvolvimento de personagens e um mundo cheio de mistérios. É muito difícil alguém não gostar de Harry Potter. E também é muito fácil gostar, pois é uma saga viciante. Quero ao longo dos meses ir escrevendo algumas criticas sobre os Filmes deste universo, começando pelo primeiro, "A Pedra filosofal".


Me lembro de ter assistido o primeiro Filme no cinema, sem conhecer muito bem a trama. Eu sabia apenas do sucesso dos livros, que alias já me preparava para comprar os dois primeiros volumes. A pedra filosofal é a porta de entrada do universo de Hogwarts, onde começamos a nos maravilhar com este mundo junto com o próprio Harry. Quem não se encantou com aquele castelo mágico cheio de seres diferentes e poderes fantásticos? E aquela cena dos estudantes na linha de trem partindo para Hogwarts? São momentos que nenhum fã se esquece jamais. O primeiro Filme foi dirigido por Chris Columbus, que já tinha sido responsável por "Esqueceram de mim". O tom da trama tem sim um lado mais infantil, centrado na aventura e descoberta, nos lembrando muitas vezes dos Filmes de Steven Spielberg. Gosto da direção e tom da história, até porque Harry é ainda uma criança e não tinha porque fazer deste Filme uma produção dark, não ainda. A Pedra filosofal possui cenários, trilha sonora e figurinos que cabem muito bem com o que foi apresentado no primeiro Livro.

O que dizer dos personagens? Logo de cara nos identificamos com aqueles três amigos, com uma amizade tão bonita e tão forte. Desde o incio já sabíamos que a saga tinha tudo para vir a dar certo, com atores tão bons envolvidos e novatos que assumiram muito bem o desafio. Uma das coisas mais esperadas dos fãs era o jogo de Quadribol, que de fato não decepcionou. Como foi bom ver Harry voando em sua vassoura atrás da vitória. Muitos podem reclamar de que falta profundidade no roteiro, mas novamente, este primeiro Filme não é lugar disso, é um momento de abrir de cortinas, um novo mundo nos é apresentado. Por que Harry Potter fez tanto sucesso logo de cara? Por conta da identificação. Tirando a questão de mágia, tudo é muito parecido com o nosso mundo. A amizade construída na Escola, as aulas e professores que marcam a nossa vida, dramas familiares e preconceitos dos mais variados tipos. A pedra filosofal consegue logo de cara inciar muito bem a saga, deixando nos fãs a expectativa para os Filmes que viriam a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA