Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A história de São Caetano do Sul

domingo, 5 de maio de 2024

Eu nasci no município de São Caetano do Sul, e sempre gostei dessa cidade, que é uma das melhores do Estado de São Paulo, sendo muito conhecida por ser um cidade dormitório, onde as pessoas a usam para dormir e viver, mas em sua maioria, trabalham fora do município. Fazendo parte do ABC paulista, São Caetano é a melhor cidade da região, tendo muita qualidade de vida, com muitas opções de cursos, parques e escolas aos moradores, além deles terem acessos a coisas que moradores de fora do munícipio não possuem. Enfim, São Caetano cresce a cada ano e já foi escolhida como uma das melhores cidades do Brasil para se morar. Nesse texto vamos mergulhar um pouco mais na história e conhecermos como surgiu a cidade e como ela se desenvolveu.


Como sabemos, o principal personagem da história do ABC paulista se chama João Ramalho, que foi o fundador da Vila de Santo André, em 1553, quando os bandeirantes exploravam as terras do Brasil em busca de riquezas naturais. Foi assim que em 1671, o bandeirante Fernão Dias Paes Leme, conhecido como "O caçador de esmeraldas" arrematou em leilão um sítio e o doou para os padres locais, surgindo assim a fazenda São Caetano. Em 1717 os monges da cidade ergueram uma capela no centro da cidade, onde hoje esta localizada a igreja matriz de São Caetano do sul. Ao redor da fazenda doada foi sendo construída os vilarejos que foram formando o município, com os habitantes sendo formados por agricultores e tropeiros. No ano de 1867 foi inaugurada uma parada de trens, para melhorar a locomoção dos seus habitantes. Um pouco antes da proclamação da república foi criado o município de São Bernardo do Campo, acontecendo diversas mudanças na ocupação da localidade, com bairros como Sacomã, Vila Carioca e Heliópolis ficaram na cidade de São Paulo.

O município de São Caetano teve a sua fundação no ano de 1877, através de imigrantes italianos, o que acaba explicando muitas coisas nos dias atuais, como por exemplo a anual festa italiana que acontece na cidade. A emancipação porém começou a ocorrer em 1947, com o surgimento da Sociedade dos Amigos de São Caetano, criada para lutar pela autonomia do município, que até o momento fazia parte do distrito de Santo André. O extinto jornal de São Caetano ajudou muito nesse processo, gerando um abaixo assinado para que São Caetano fosse reconhecido como um local próprio e de liberdade financeira. Sendo assim, a emancipação aconteceu no dia 24 de outubro de 1948. Em 1949 o então governador de São Paulo, Adhemar de Barros fez da antiga fazenda, o município do qual conhecemos hoje. O primeiro prefeito de São Caetano do sul tomou posse em 3 de abril de 1949, chamado Ângelo Raphael Pellegrino, junto com 21 vereadores. O acréscimo da palavra "sul" surgiu para que fosse diferenciada a cidade paulistana da cidade de São Caetano localizada em Pernambuco. Com o avanço do município, houve crescimento em todos os pontos, chegando no auge quando a empresa General Motors fundou a sua montadora em São Caetano. Assim começou a história da cidade que hoje esta com 146 anos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA