Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Longe demais das capitais, a estreia do Engenheiros do Hawaii

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Os anos oitenta representam a consolidação do rock nacional no cenário da música. Já falamos em outros textos sobre as outras bandas nacionais que marcaram aquela década. Acontece que tudo estava muito concentrado no eixo Rio-São Paulo, além de termos uma cena muito forte vindo de Brasília. Em um mundo sem internet não era assim tão fácil conhecer bandas de outros estados a nível nacional. Foi então que no Rio grande do sul surgiram outras bandas muito boas, onde ficaram conhecidos pelo nome de rock grande do sul. Entre elas, sem dúvida a mais conhecida é o Engenheiros do Hawaii, liderada por Humberto Gessinger. Neste texto vamos analisar o primeiro álbum dos gaúchos.


O título do álbum já era um recado daqueles jovens, querendo dizer que estavam longe do grande centro, então possuíam uma mensagem diferente. Inclusive o título é o nome de uma das canções dessa produção, fazendo referencia, que aquilo que é diferente e de fora do padrão é muito difícil de entender. A banda gaúcha tinha Gessinger nos vocais e guitarra, Carlos Maltz na bateria e Marcelo Pitz no baixo. Eles conseguiram aparecer e ganhar oportunidade quando conseguiram de ultima hora participarem de uma coletânea de bandas gaúchas. A partir de então fizeram sucesso e lançaram o álbum de estreia. O estilo do som neste primeiro trabalho traz uma sonoridade que mistura Ska e em alguns momentos até o Reggae e o Surf music entram no estilo. A bateria de Maltz é muito rápida, dando velocidade para as canções. O Disco já começa com "Toda forma de poder", que é uma critica a governos e politica, talvez sendo um desabafo dos anos pós ditadura militar no país. Um clássico do Engenheiros do Hawaii.

Longe demais das capitais é um retrato de uma época, trazendo referencias a guerra fria, fascismo e até mesmo Yoko Ono. Em algumas musicas é possível até ver a tentativa do Engenheiros expressarem um pouco de Beatles, que era a grande banda para todos na época. A música "Segurança" é muito boa, com um refrão que gruda na cabeça, em um tom bem Ska. Em uma época onde não havia internet, a televisão era a grande mídia, e assim "eu ligo para você" mostra um jovem que larga esse produto para tentar falar com sua garota. Em "nenhuma fé", vemos algo comum entre as novas gerações, que discursam que não acreditam em nada e querem algo novo. Humberto começa a se mostrar um ótimo letrista, mostrando isso em "Sopa de letrinhas", misturando palavras e contextos. O Engenheiros conseguiram emplacar hits importantes nessa estreia, mostrando para o Brasil que tinham muito potencial de mercado para crescerem muito. A sonoridade nessa estreia é única na discografia da banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA