João Fonseca tem sido o grande nome do tênis nacional e apontado por muitos como aquele que pode furar a batalha entre Alcaraz e Sinner. Ainda assim, o jovem não teve como escapar das diversas criticas que recebeu, principalmente daqueles que não entendem nada sobre tênis. As criticas vieram por conta de João ter sido eliminado em primeiras rodadas, onde as pessoas começaram a colocar a culpa nas escolhas erradas de agenda e torneios, o culpando pelas lingas semanas de descanso. Outros ainda diziam que Fonseca tinha que trocar de técnico. Como resposta, João Fonseca acabou se tornando campeão do ATP 500 da Basileia, seu maior título da carreira.
João tentou por duas frentes bons resultados, começando por jogar as duplas junto com o compatriota Rafael Matos, mas acabaram sendo eliminados na primeira rodada. Partindo para o torneio de simples e com muita gente de olho nele, o brasileiro começou bem, ao vencer o francês Giovanni Perricard por 2/0, levando um susto ao passar por um tie break no primeiro set. Logo em seguida, já nas oitavas de final, João enfrentaria Mensik, um outro tenista da nova geração, que já até venceu Djokovic em final, que diz que Fonseca tem mais reconhecimento por ser brasileiro. Enfim, seria o jogo para medir forças. Porém, machucado, Mensik abandonou o torneio e Fonseca passou d fase por w.o. Nas quartas de final o jovem brasileiro teve seu maior desafio, o canadense e um dos melhores do mundo, Shapovalov. O cabeça de chave numero nove venceu o primeiro set, então João teve que partir para o ataque, e com golpes potentes e precisos, virou e venceu o jogo por 2/1.
Nas semi finais o desafio seria contra o espanhol Jaume Munar, que está sempre rondando nos principais torneios, apesar de não ter estourado como muitos esperavam. João não teve dificuldades, e seu estilo de jogo causou problemas ao espanhol, e a consequência foi a vitória do brasileiro por 2/0. Na final, outro espanhol, dessa vez, Davidovich Fokina. Logo no início da partida Fonseca começou colocando pressão, quebrando o saque do espanhol, ganhando três games seguidos. Com quinze winers aplicado, João venceu o primeiro set por 6/3. No segundo set a história foi a mesma, com o brasileiro quebrando o saque de Fokina já no inicio, abrindo vantagem. Mesmo desperdiçando um match point, João foi muito superior, ganhando o set por 6/4. A vitória deu o maior título para João Fonseca, que termina o ano na vigésima quarta colocação, mostrando um crescimento muito rápido do Fonseca, que ganhou muitas posições ao lingo da temporada. O brasileiro encerrou a temporada após o Master de Paris, mostrando que fez boas escolhas de calendários e que está no caminho certo para ser um gigante dentro do circuito de tênis.

Nenhum comentário:
Postar um comentário