Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

2 perguntas para se fazer depois de ler um livro

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Ler livros é algo mágico, pois você começa todo empolgado a ler um livro que você gosta e então você acaba sendo sugado para todo conteúdo que ele possui, e no fim da viagem, após a leitura a sua vida já não é mais a mesma, já que você acaba possuindo um novo conhecimento e uma nova visão de mundo. Todos os livros possuem um conteúdo, todo livro possui um aprendizado, ainda que não seja muito, ainda que não seja o que você esperava. Nenhum livro é ruim, nenhum livro é vazio, ele apenas não alcançou o SEU gosto pessoal, mas pode ter alcançado centenas de outras pessoas. Sendo assim, você não pode desperdiçar uma leitura, ler um livro apenas por ler, por isso sou contra a leitura dinâmica. Que sentido faz ler um livro tão rápido feito um doido? Toda vez que termino de ler um livro me faço duas perguntas:


1-) O QUE FOI QUE APRENDI COM O CONTEÚDO DESTE LIVRO?

Como eu disse, todos os livros possuem um conteúdo, uma mensagem para passar, e por isso devemos ler com atenção o que ele tem a dizer. Não importa o estilo do livro, ele pode ser didático, biográfico ou de ficção, ainda assim existe algo que podemos aprender com a leitura. Sou acostumado a ler muitos livros cristão, e por sua própria natureza, eles trazem um conteúdo de aprendizado muito explicito. Mas ainda assim, livros de ficção podem nos ensinar grandes coisas com suas histórias e suas mensagens. Aprendi muito sobre observação lendo os livros policiais da Agatha Christie, aprendi a me relacionar melhor através das histórias dos outros, pois aquela frase é verdadeira: "aquele que lê livros vive mais de uma vida". O que dizer das histórias reais? As chamadas biografias. Elas são um poço de aprendizado, onde cresci muito como pessoa lendo biografias de Benjamin Franklin, Andre Agassi, Guardiola, entre outros. A partir de agora nunca mais leia um livro por obrigação, observe a sua mensagem, entre na história, descubra aquilo que o livro quer passar, procure perceber o quanto você cresceu como pessoa. lembre-se que leitores escrevem melhor e se comunicam melhor, pois isso é uma consequência direta da arte da leitura.


2-) COMO EU POSSO APLICAR ESSE CONHECIMENTO NA MINHA VIDA?

Não adianta apenas se encher de conhecimento, virar um cabeçudo de tanto conteúdo e não aplicar o que aprendeu em lugar nenhum. Conhecimento parado é desperdício, se for para apenas ler e nada fazer vá pescar ou ficar deitado em uma rede. O conhecimento só ganha vida quando é aplicado de forma prática em nossa vida. Qual foi o último livro que você leu? Como você aplicou ele na sua vida? Não adianta aprender sobre hábitos se não praticar, saber que esporte faz bem mas nunca se levantar para correr. A vida é prática, movimento é vida. Procure sempre buscar uma forma praticar o que aprendeu, para que o aprendizado não seja desperdiçado. Incentivo você a fazer isso logo nos primeiros dias após ler o livro. Procure observar onde você pode aplicar os ensinos daquele livro de auto ajuda que leu, tente ver como pode acrescentar o estilo de vida descritas em alguma biografia na sua rotina. O sucesso deixa rastros, por isso os que se tornaram grandes são aqueles que aprendem algo e tão logo aplicam a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA